quinta-feira, 22 outubro, 2026 11:38
Home MancheteReserva ambiental em Bonito é ampliada para quase 300 hectares

Reserva ambiental em Bonito é ampliada para quase 300 hectares

de Redação Bonitonet
0 comentários

Uma área particular de conservação na região de Bonito, acaba de ganhar mais espaço protegido. A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Fazenda Cabeceira do Prata foi ampliada e agora soma 298,7 hectares. A mudança foi formalizada pelo Governo de Mato Grosso do Sul após pedido da Agropecuária Rio da Prata, proprietária da fazenda.

A RPPN é uma modalidade de proteção ambiental criada dentro de uma propriedade particular. Ao transformar parte da fazenda em reserva, o proprietário assume o compromisso de conservar a área de forma permanente. A resolução publicada nesta quinta-feira (22) também estabelece que atividades que provoquem danos à reserva podem resultar em punições previstas na Lei de Crimes Ambientais. O tamanho anterior da área e a justificativa apresentada para a ampliação não foram informados.

A Fazenda Cabeceira do Prata ganhou destaque recentemente por conciliar pecuária, ecoturismo e conservação e recebeu, no início de outubro, um prêmio nacional voltado a propriedades sustentáveis. A região também está ligada ao Rio da Prata, que enfrentou um período de seca em setembro, quando mais de 200 peixes precisaram ser resgatados em um trecho próximo à Ponte do Curê.

Outras medidas ambientais avançam em MS – Na mesma publicação, o Conselho Estadual de Agrotóxicos criou um grupo de trabalho para discutir o destino de produtos apreendidos no Estado, incluindo materiais contrabandeados, falsificados ou adulterados. A equipe terá um ano para levantar a quantidade armazenada, os locais de guarda e os custos de destruição, além de propor mecanismos para que essas despesas sejam cobradas dos responsáveis.

O Imasul também publicou dez acordos de conversão de multas ambientais, modalidade que transforma o pagamento das penalidades em ações de recuperação ou preservação ambiental. O maior acordo listado envolve R$ 188 mil com a Agropecuária Taboca. Entre as medidas publicadas, a ampliação da RPPN da Fazenda Cabeceira do Prata é a que define uma nova área permanente de proteção particular, chegando a quase 300 hectares.

Fonte:Acritiica

Você também pode gostar

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00