sábado, 6 dezembro, 2025 05:40
Home ManchetePrêmio Nacional do Turismo 2025: Plataforma Alumia, da Fundtur-MS e IPF/MS é prata

Prêmio Nacional do Turismo 2025: Plataforma Alumia, da Fundtur-MS e IPF/MS é prata

de Redação Bonitonet
0 comentários

A Plataforma Alumia – a Plataforma de Inteligência Turística de Mato Grosso do Sul – desenvolvida pela Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur/MS) em parceria com o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS (IPF/MS), conquistou a medalha de prata no Prêmio Nacional de Turismo, promovido pelo Ministério do Turismo (MTur) em parceria com o Conselho Nacional do Turismo (CNT). A iniciativa foi reconhecida na categoria Gestão de Dados e Inteligência do Turismo, que destaca projetos inovadores capazes de transformar a gestão e fortalecer o desenvolvimento do setor no país. A cerimônia de premiação foi realizada na noite desta quarta-feira (03), em Brasília (DF).

A premiação é um dos mais importantes tributos ao trabalho de instituições, organizações e profissionais comprometidos com o avanço do turismo brasileiro. O reconhecimento celebra iniciativas que impulsionam a geração de emprego e renda, promovem inclusão social e contribuem para a sustentabilidade ambiental — pilares essenciais de um dos setores mais promissores da economia nacional.

Idealizada pela Fundtur/MS e desenvolvida em parceria com o IPF/MS, a Alumia nasceu a partir de um termo de colaboração firmado em 2022. Desde então, a Fecomércio MS, por meio do Instituto de Pesquisa, tornou-se uma das instituições responsáveis pela criação, manutenção e aprimoramento da plataforma, atuando tecnicamente ao lado da Fundtur para ampliar o acesso a dados estratégicos e inteligência aplicada ao turismo estadual.

Ferramenta inédita no Brasil, a Alumia foi lançada em julho de 2023, com consultoria da Sprint Dados, e é mantida pelo Observatório do Turismo de Mato Grosso do Sul. A plataforma integra dados primários, secundários e Big Data, apresentando mais de 40 painéis interativos oriundos de 30 fontes distintas, análises preditivas e informações de mercados competidores. Desde seu lançamento, já registrou mais de 23 mil visualizações, 680 usuários e produziu 17 boletins e um sumário executivo.

Com seis módulos públicos e um módulo restrito, a Alumia disponibiliza indicadores essenciais para a gestão turística, incluindo demanda, malha aérea, comportamento de busca, interações online, hospedagem e perfil do público de eventos. Com isso, consolida-se como referência estadual em inteligência turística e uma das plataformas mais avançadas do país em seu segmento.

Para a economista e gerente do IPF/MS, Regiane Dedé de Oliveira, a conquista reforça o papel das instituições parceiras no fortalecimento do turismo sul-mato-grossense. “A importância da sinergia entre as instituições é o que faz tudo dar certo, pois temos objetivos em comum, de fomentar o turismo do estado e fornecer dados para tomada de decisão tanto dos gestores públicos como do trade turístico. Ver a plataforma sendo reconhecida nacionalmente nos confirma que estamos no caminho certo e fortalece ainda mais nossa motivação para continuar”, diz.

Para a coordenadora geral da Alumia na Fundtur e gerente do Observatório do Turismo de MS, Danielle Cardoso de Moura, o reconhecimento nacional reforça a importância do trabalho conjunto e da inovação no setor. “Receber o 2º lugar no Prêmio Nacional do Turismo 2025 é motivo de grande orgulho e também de responsabilidade. A Alumia nasceu como um projeto ousado, que só se tornou possível graças às parcerias institucionais, como a do Instituto de Pesquisa da Fecomércio. Cada colaboração fortalece a plataforma e contribui para que ela seja realmente útil ao trade turístico. Este prêmio confirma que estamos no caminho certo e reforça nosso compromisso de seguir desenvolvendo soluções que qualifiquem a tomada de decisão e impulsionem a competitividade do turismo em Mato Grosso do Sul”, afirma.

Com a conquista, Mato Grosso do Sul se destaca no cenário nacional como referência em inovação, gestão de dados e uso estratégico da informação para impulsionar o turismo — setor fundamental para o desenvolvimento econômico e social do Estado.

Fonte: Fecomércio/MS – Foto: Divulgação

Você também pode gostar

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00