DestaqueNotíciasTurismo

Candidatos ao Governo de MS destacaram suas propostas para incentivar o turismo

Compartilhar:

Adonis Marcos (Psol) diz que investimentos na Fundação de Turismo e qualificação de mão de obra é importante. Idealizador do “Aquário do Pantanal”, André Puccinelli (MDB) diz que as cidades com vocação para o turismo devem ter mais investimentos. Marquinhos Trad (PSD) diz que a sustentabilidade deve andar junto ao turismo.

Veja a resposta de cada candidato na íntegra:

Rose Modesto – União Brasil

O turismo é uma atividade que caminha ao lado da economia e do meio ambiente, e por isso tem sua importância na sociedade, ainda mais em Mato Grosso do Sul, terra de tantas potencialidades turísticas a serem exploradas, não apenas pelos que estão de férias, mas também pelo cidadão que vem a trabalho aqui, que está de passagem. O turismo engloba essas pessoas também e precisa ser voltado para eles.

Temos aí então um tripé alçado em infraestrutura, qualidade e divulgação. Vamos investir nesse tripé, apoiar quem já desenvolve essa vocação e buscar nichos importantes do turismo. É necessário sensibilizar e trabalhar em conjunto a ele, o auxiliando nessa área, para que se dê a devida importância ao turismo, viabilizando projetos no município.

Pense só na quantidade de novas oportunidades que a Rota Bioceânica deve trazer ao Mato Grosso do Sul em breve. Espera-se que, apenas por dia, inicialmente o fluxo ganhe 4 mil veículos. Todas as regiões devem procurar crescer e ver no turismo uma opção importante de desenvolvimento. Esse é nosso plano: investir no turismo como uma das opções de diversificação econômica para Mato Grosso do Sul.

Adonis Marcos- federação Psol/Rede

O turismo precisa, antes de tudo, de qualificação de mão de obra, além do incentivo no sentido de auxiliar quem queira abrir um negócio neste segmento, seja na hora de tirar as licenças, divulgar seu atrativo, operar com tranquilidade.

Para isso, vamos fortalecer a Fundação de Turismo e desenvolver um grande projeto de descentralização turística no Estado, pois além dos atrativos já consolidados, como Bonito e Pantanal, entendemos que Mato Grosso do Sul tem potenciais imensos nos municípios de todas as regiões.

Um dos projetos que pretendemos desenvolver é o de qualificação da mão de obra jovem, nas escolas estaduais de ensino médio, oferecendo aos adolescentes a opção de trabalharem nesse segmento quando terminarem o ensino médio.

André Puccinelli – MDB

Turismo é um setor da economia sul-mato-grossense ainda não muito explorado. Nós temos diversos municípios que possuem vocação turística: Alcinópolis, com as inscrições rupestres; Bonito e Bodoquena por suas belezas naturais, que nos leva ao ecoturismo; Corumbá e Ladário pela pesca; Costa Rica, pelo Parque Ecológico; Jardim, por suas belezas naturais e pela rota da Laguna; Ponta Porã, tradicional ponto do turismo de compras. Temos ainda, o Pantanal, conhecido internacionalmente, a linha da fronteira de imensa diversidade cultural e influências étnicas múltiplas.

Em Campo Grande, agora temos o Aquário do Pantanal, que, além de gerar muitos empregos, se consolidará cada vez mais como ponto turístico e de produção de conhecimento em estudos e pesquisas sobre nossos peixes.  Em parcerias com os empreendedores do turismo vamos fortalecer a atividade turística no Estado, transformando o Mato Grosso do Sul em referência turística.

Marquinhos Trad – PSD

Vamos priorizar o fomento ao potencial de turismo sustentável em Mato Grosso do Sul, apoiando os municípios na elaboração de estudos e investimentos necessários para identificação, fortalecimento e consolidação de produtos, serviços e roteiros turísticos.

Promoveremos a infraestrutura logística, qualificação profissional e empresarial, estratégias de identidade visual, campanhas de divulgação e fortalecimento da estrutura de governança e monitoramento da atividade turística no Mato Grosso do Sul

Eduardo Riedel – PSDB

O turismo de Mato Grosso do Sul tem correlação muito alta com a questão da infraestrutura e toda a questão ambiental. Quando unificamos as secretarias de Meio Ambiente e de Produção, nosso objetivo era o de mandar um recado claro: de que desenvolvimento se faz com absoluto respeito as questões ambientais.

Temos que destacar as riquezas naturais do Estado, espalhadas por nossos três biomas: o Pantanal, o Cerrado e a Mata Atlântica. No Cerrado, temos maior desenvolvimento da agropecuária; no Pantanal, o maior ativo de nossa biodiversidade e a necessidade de preservação junto à produção sustentável.

Não se pode falar em Meio Ambiente e Turismo sem falar de infraestrutura. É o nosso meio-ambiente o que mais atrai turistas ao Estado. E o turismo, para ser alavancado, precisa de estradas e conectividade. Vamos conectar o estado com fibra ótica, prepará-lo para receber o 5G. Investimos e vamos continuar investindo nas estruturas de aeroportos, não apenas na capital, mas em Dourados, Coxim, Bonito. Além disso, somos um dos poucos estados que tem uma agenda para 2030 focada no meio ambiente, no carbono neutro. Somos otimistas em relação ao nosso futuro.

Capitão Contar – PRTB

Em linhas gerais, a proteção ambiental também estará ligada aos incentivos no turismo. O mundo precisa conhecer as riquezas e belezas naturais do Mato Grosso do Sul. Nossos destinos turísticos são únicos, e só com uma arrojada ação de comunicação para globalizar a nossa marca é que tornaremos a nossa indústria do turismo mais pujante. Para isso, o ambiente de negócios do setor será transformado, acabando com as amarras burocráticas e tributárias, bem como melhorando a infraestrutura.

Também queremos trabalhar em parceria permanente com o Trade Turístico, implantando um canal direto para discussões e debates, buscando a participação dos segmentos no desenvolvimento dos principais projetos e na tomada de decisões.

Investimentos em profissionalização de mão de obra local e o fomento ao empreendedorismo, também serão pontos fundamentais que serão desenvolvidos, buscando não só ampliar a oferta de atrativos, mas uma melhor qualidade nos serviços oferecidos.

Precisamos e vamos fomentar a atração de companhias aéreas que operem a partir de Mato Grosso do Sul, buscando mais opções de voos e de horários, e garantindo a oferta de voos regulares entre os municípios do Estado.

Os candidatos Magno Souza (PCO) e Giselle Marques (PT) não enviaram as respostas.

Fonte: TopMídia

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo