Nesta terça-feira (9), faz cinco anos que o ex-vice-presidente do Paraguai Óscar Denis Sánchez foi sequestrado por guerrilheiros do grupo EPP (Exército do Povo Paraguaio) na fronteira com Mato Grosso do Sul. O caso segue sem solução até hoje.
Com o lema “Todo dia 9 de setembro não é apenas um ato de família, mas um ato de dignidade”, familiares de Óscar Denis fizeram protesto na manhã de hoje na esplanada da Catedral Metropolitana de Asunción. O objetivo é cobrar respostas das autoridades paraguaias.
Ex-deputado nacional e ex-senador, Óscar Denis foi vice-presidente nomeado do presidente Federico Franco (2012-2013). Ele foi levado por guerrilheiros de sua propriedade, a Estância Tranquerita, localizada a 65 km de Bela Vista e a 76 km de Ponta Porã. O funcionário que o acompanhava também foi sequestrado, mas liberado horas depois.
Nos últimos anos, autoridades paraguaias fizeram várias operações na linha internacional em busca de pistas sobre o possível cativeiro onde o político era mantido, mas nenhum vestígio concreto foi encontrado.
Óscar Denis nasceu em 1946 e completa 79 anos em outubro. Químico industrial de profissão, foi governador do departamento de Concepción de 1993 a 1998. Pecuarista respeitado na região e filiado ao Partido Liberal, também ocupou o cargo de ministro da Agricultura no governo de Luis González Macchi (1999-2003).
Durante o ato desta manhã na capital paraguaia, as três filhas de Óscar Denis divulgaram comunicado direcionado ao presidente do Paraguai, Santiago Peña: “Pedimos a você, em nome de todas as famílias feridas pela violência e pela insegurança, que brilhe e faça o Paraguai brilhar no que há de mais essencial, que é garantir justiça, paz e segurança para seus habitantes”. Não nenhuma informação concreta de que o ex-vice-presidente ainda esteja vivo.
Fonte:Campo Grande News