O Sistema Fecomércio MS (Fecomércio MS e Senac MS) deu um significativo passo rumo à contribuição com a excelência e profissionalização do setor de turismo no Estado. A entrega das certificações internacionais de sustentabilidade Good Travel Seal à empreendimentos do trade turístico de MS e o lançamento da certificação do Parque Nacional da Serra da Bodoquena foram realizados nesta quarta-feira, 19, no auditório do Bioparque Pantanal, em Campo Grande, e contou com a presença de empresários, dirigentes do setor produtivo, do trade de turismo e representantes políticos.
O vice-governador do Estado, Barbosinha, reforçou que MS mostra a cada dia, que desenvolvimento pode caminhar com sustentabilidade. “Se queremos ter prosperidade, ela tem de vir associada à preservação ambiental. Estamos vendo aqui empresas que querem perseguir o objetivo da melhora e isso faz de MS um Estado diferenciado e preocupado com as questões que envolvem esses temas”.
Para o presidente do Sistema Fecomércio MS, Edison Araújo, o turismo “é uma peça fundamental para o desenvolvimento, mas para transformar esse potencial em prosperidade duradoura, precisamos de excelência e compromisso com a sustentabilidade”. O dirigente afirmou que a competitividade do nosso estado no mercado global depende da qualidade e da confiança que entregamos ao nosso visitante. E o caminho mais seguro para garantir isso são as certificações. Não podemos falar de turismo sem falar de sustentabilidade. E este é o cerne do trabalho do Sistema Comércio MS. Por meio do nosso braço educacional, o Senac MS, e em parceria com a Green Destinations, construímos uma jornada sólida.”
Além do lançamento da certificação do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, o primeiro do país a contar com esse tipo de certificado, outro destaque da cerimônia foi a certificação do Bioparque Pantanal, que contou com aporte financeiro da Fecomércio MS. A diretora-geral do Bioparque, Maria Fernanda Balestieri, destaca a importância do documento. Este foi o primeiro ano em que a empresa participou dos critérios e já conquistou o selo “ouro”. “Foram 60 critérios analisados pelos grupos de auditores. Este momento se torna mais especial pois é um ano em que todos os olhos estão voltados para a sustentabilidade, a certificação acaba elevando o patamar do empreendimento para uma outra categoria”.
O chefe do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, Sandro Pereira, contou que o local iniciou atividades em 2021 e atendia 500 visitantes/ano. A expectativa atual é que feche este ano com 18 mil visitas/ano. “A certificação irá orientar nosso caminho, reforçando que sustentabilidade e desenvolvimento econômico-social andam de mãos dadas. Hoje, temos 200 condutores de visitantes credenciados, moradores das comunidades do entorno. Pessoas que até alguns anos atrás não viam o Parque como um modelo de negócio rentável e gerador de empregos”.
Reconhecimento internacional – O Sistema Comércio MS aderiu ao programa Certificação de Gestão Sustentável para Empreendimentos Turísticos Good Travel Seal, da Green Destinations, em 2021. A Green Destinations é uma fundação, sem fins lucrativos, que apoia destinos e empresas a adotarem práticas mais responsáveis, por meio de um programa abrangente de Certificação, relatórios de avaliação e ferramentas de suporte. É acreditada pelo Global Sustainable Tourism Council (GSTC), organização de âmbito mundial que atua como organismo acreditador de entidades certificadoras e reconhece programas e selos de turismo sustentável, e dispõe de diretrizes claras e transparentes de avaliação e promoção. O resultado é mais competitividade do turismo do Estado frente a outros destinos, além de colocá-lo no radar internacional. O Senac MS é parceiro dos empresários no processo de Consultoria e preparação para o processo de certificação.
Exemplos da casa – Durante a cerimônia, além do Bioparque, outras seis empresas também receberam suas certificações Good Travel Seal e reconhecimento de melhorias de práticas sustentáveis: Estrela do Formoso e Parque Ecológico Rio Formoso. Foram recertificadas as empresas Estância Mimosa, Estância Rio da Prata e Lagoa Misteriosa, além do Restaurante escola Terradaságuas, adeptas dos projetos desde 2023. A diretora regional do Senac MS, Jordana Duenha, explica que – quando começou o processo – houve a preocupação de “olhar para dentro”. “Lá em 2023 iniciamos a certificação do nosso restaurante-escola e ao longo do período estamos melhorando as práticas e fazendo implementações. Passamos novamente pelo processo de recertificação, provando que estamos mantendo e melhorando nossas práticas, com objetivo de sermos o exemplo e contribuirmos com o segmento de alimentação e gastronomia neste processo de evolução da sustentabilidade.”
Quem irá iniciar a jornada pela conquista da certificação é o Hotel Sesc Bonito. Para o diretor regional do SESC MS, Vitor Mello, o momento é de conquista, já que a instituição tem em sua missão e valores a qualidade de vida internalizada e vários processos já sólidos calcados no ESG. “É importante mostrar isso para a sociedade. E a parceria com o Senac/Green Destinations é uma forma de mostrar aos turistas e à sociedade, de forma mundial, as práticas sustentáveis da instituição. A implantação do programa permitirá que avancemos muito mais”.
O presidente do CETUR MS – Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade de Mato Grosso do Sul, da Fecomércio MS, Juliano Wertheimer, reafirma a importância da entrega. “É uma garantia de que as nossas empresas estão adotando todas as práticas pelo desenvolvimento econômico, pela preservação do meio ambiente e, também, ao desenvolvimento do destino turístico e seu entorno. São pilares que trazem mais competitividade, principalmente, para o turismo internacional, onde – cada vez mais – se busca destinos que se preocupam com essas questões.”.
A certificação e o reconhecimento vêm em um bom momento para as empresas de MS. Uma das plataformas de hospedagem mais conhecidas no mundo, a BOOKING.COM decidiu dar mais ênfase às certificações de sustentabilidade emitidas por entidades reconhecidas internacionalmente, a fim de garantir mais transparência e clareza aos consumidores na escolha das acomodações mais sustentáveis. “É um reflexo do comportamento do turista que está em busca de viagens mais sustentáveis, seja para destinos, restaurantes, atrativos e até meios de transporte que prezam por práticas sustentáveis, ambientalmente engajadas na preservação do meio ambiente e na gestão eficiente de recursos”, declara Edison.
O evento foi finalizado com insights e perspectivas de cenário feitas pelo especialista em turismo sustentável, Thiago Akira, que abordou o tema “Turismo sustentável em alta: o marketing verde – Como diferencial no turismo”, em palestra para mais de 150 pessoas que estiveram no auditório do maior aquário de água doce do mundo.