O outono começa nesta sexta-feira (20) com calor em Mato Grosso do Sul, e as temperaturas já devem subir nos primeiros dias da estação, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
De acordo com o órgão, o estado está entre as áreas mais afetadas pelo calor neste período, com temperaturas máximas que podem atingir até 38°C entre sexta-feira (20) e sábado (21), superando a média climatológica prevista para essa época do ano.
No fim de semana, a previsão indica mudança temporária no clima, com possibilidade de chuvas que devem amenizar o calor. Mesmo assim, a trégua deve ser curta, já que a partir de segunda-feira (23) as temperaturas voltam a subir.
O Inmet explica que esse comportamento está ligado à atuação de um sistema atmosférico. “A formação e permanência de um sistema de alta pressão nos médios e altos níveis da atmosfera, centrada entre o Mato Grosso do Sul e o sul do Brasil ao longo dos próximos dias (especialmente entre os dias 20 e 23 de março), inibe a formação de nuvens nessas regiões. Com a maior incidência de radiação solar, a tendência é de intensificação do aquecimento nessas áreas”, destaca o instituto.