A semana começou com calor em Mato Grosso do Sul, mas o tempo deve mudar a partir de quarta-feira (14), com a chegada uma nova frente fria que provocará queda acentuada nas temperaturas.
De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), as mínimas previstas são entre 5°C e 7°C, especialmente na região sul do Estado.
Entre esta terça e quarta-feira, a previsão indica sol e variação de nebulosidade, devido à atuação de um sistema de alta pressão, que inibe a formação de nuvens e ocorrência de chuvas, mantendo o tempo firme.
Em relação às temperaturas, estão previstas mínimas de 14°C e máximas de 29°C. Em Bonito são previstas mínimas entre 15°C e máximas entre 29°C nesta terça-feira.
“No entanto, entre a noite de quarta-feira e ao longo da quinta-feira (18), a aproximação e o avanço de uma nova frente fria provocarão mudanças nas condições atmosféricas”, diz o Cemtec na previsão.
Esse sistema trará aumento da nebulosidade e possibilidade de pancadas de chuva isoladas, especialmente nas regiões sudoeste e sudeste do Estado.
A frente fria deve continuar até o fim da semana, com as temperaturas mais baixas previstas para serem registradas na sexta-feira (18) e no sábado (19).
Em Bonito são previstas mínimas de 7°C e máximas entre 23°C e 26°C.
Os ventos atuam do quadrante sul com valores entre 40-60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.
Tempo seco
Como não há previsão de grandes acumulados de chuva, os níveis de umidade relativa do ar devem permanecer baixos, especialmente no período da tarde, com valores entre 15% e 30%, o que configura uma situação de alerta para a baixa umidade.
Por isso, o Cemtec recomenda atenção redobrada com a hidratação e evitar exposição prolongada ao sol nas horas mais quentes e secas do dia.
Inverno
Apesar da chegada de nova frente fria no Estado, temperaturas abaixo da média não são esperadas no período de inverno em Mato Grosso do Sul. A estação começou no dia 20 de junho e segue até 22 de setembro.
Conforme reportagem, dos 94 dias de inverno, as massas polares devem ocorrer apenas nos primeiros 30 dias da estação. Nos dois meses restantes (agosto e setembro), o predomínio será de umidade baixa, temperaturas elevadas, estiagens e seca.
Em Mato Grosso do Sul, grande parte do inverno deverá ser marcada pela extensão do tempo ensolarado, ocasionado pela atuação de bloqueios atmosféricos.
De acordo com o meteorologista Natalio Abrahão Filho, esses bloqueios podem se estender por várias semanas, mantendo as condições do tempo estáveis, com dias ensolarados, sem chuva, com baixa umidade do ar, pouca nebulosidade e alta concentração de poluentes.
As probabilidades de chuvas na estação indicam precipitação abaixo da média histórica no sul de Mato Grosso do Sul em junho e julho.
Climatologicamente, em grande parte do Estado, os volumes de chuva em julho e agosto variam entre 50 mm e 200 mm. No extremo-norte do Estado, as chuvas variam entre 25 mm e 50 mm e, no extremo-sul, entre 200 mm e 300 mm.
Em agosto e no início de setembro poderão ocorrer estiagem, calor intenso, umidade baixa e chuvas fracas ocasionais.
As precipitações durante a estação deverão ocorrer no fim da tarde, de forma irregular, mal distribuídas e com baixo volume, mantendo-se próximas às médias históricas.