Nesta quarta-feira (24), o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, e o chefão do Instagram, Adam Mosseri, confirmaram que a rede social ultrapassou a barreira dos 3 bilhões de usuários ativos por mês. Com o recorde, a plataforma de vídeos se iguala a outras redes sociais da empresa, como o Facebook e WhatsApp, que já têm esses números.
A novidade ocorre mais de sete anos depois do até então Facebook anunciar que o Instagram havia batido a marca de 1 bilhão de usuários em 2018. No entanto, a última vez que a empresa anunciou números sobre a utilização dos usuários foi em 2022, quando a rede bateu os 2 bilhões de usuários ativos.
Vale notar que em abril de 2024, a Meta revelou que não iria mais divulgar dados mensais ou diários sobre o número de usuários ativos de suas empresas. O que acontece de lá para cá é que a empresa faz essa divulgação a cada trimestre, alinha as reuniões com investidores para explicar sobre suas receitas e lucros.
Foco da rede social está nos Reels e DMs
Em seu perfil oficial, Mosseri agradeceu ao público e explicou que a rede social continuará orientada em três princípios-base: os Reels, DMs e recomendações. No futuro, a expectativa é que o Instagram refine o algoritmo do Instagram, principalmente no que diz sentido as recomendações de conteúdos para os usuários.
“Se você olhar para os últimos anos, quase todo o nosso crescimento foi impulsionado por DMs, Reels e recomendações […] Por isso, continuaremos a focar nesses produtos e reorientar o aplicativo mais para DMs, Reels e recomendações nos próximos meses,” explica o responsável pelo Instagram.
Para os próximos meses, o Instagram deve anunciar algumas novas ferramentas e opções, como um recurso que possibilita a exibição de Reels em modo janela, similar ao YouTube Premium para assinantes. Também será permitido anexar links de outros Reels em publicações de Reels na plataforma.
Fonte:TCM