EducaçãoInteressesNotícias

Feira Literária de Bonito premia redações e faz criança querer ‘até reprovar’ para participar de novo

Compartilhar:

A FLIB (Feira Literária de Bonito) chega em sua oitava edição e lota a Praça da Liberdade, nessa quarta-feira (3), com a intenção de enriquecer ainda mais a região com cultura e arte. Além de apresentações por todo canto, a abertura ainda realizou a premiação do 2º Concurso de Redação, envolvendo alunos da rede municipal de ensino, estimulando a criatividade em redações e fazendo crianças quererem até reprovar para participar novamente.

A professora Mariane de Morais Rigotti, que leciona língua portuguesa, ficou emocionada em diversos momentos, ressaltando a oportunidade única aos alunos, que são de Águas do Miranda, distrito de Bonito. Segundo ela, ao ver o edital, a coordenadora da escola já começou a incentivar a todos e a professora ficou responsável em realizar o trabalho com o sétimo, oitavo e nono ano da escola.

(Luana Chadid/Arquivo Pessoal)

Na categoria Prosa, os ganhadores foram Thiago Emanuel dos Santos que ficou em terceiro lugar com o texto “O Monstro do Rio”; em segundo, a aluna Giselli Martins Almeida, com “A história de um nordestino” e, em primeiro lugar, Ana Goulart, com o texto “Fronteiras Superadas”. Os três são alunos da Escola Municipal Rural Professor Francisco Aniso Corrêa Ferreira, do distrito de Águas de Miranda.

Para fechar a noite, a Praça da Liberdade recebeu shows musicais da dupla Erika Espíndola e Flávio Bernardo, e Guga Borba.

Programação gratuita da FLIB

(Elis Regina/Arquivo Pessoal)

Nesta quinta-feira (4) a programação traz diversas atrações e mais de 600 crianças devem participar do Circuito Cultural Infantil, que contará com contação de histórias com Badaiá, a oficina “Palavras Poéticas” com Vini Willyam, um varal de brinquedos com Ramona Rodrigues e o espetáculo “Emaranhada” com Amarilis Irani, que celebra a representatividade negra através da história de Mavi.

A Cia Apoema apresentará o espetáculo Requebra Torto, trazendo cantigas e brincadeiras de infância.

Durante todo o dia acontecerão atividades para todos os gostos e interesses. Das 8h às 10h e das 14h às 16h, na Sala SinhaVitória, haverá a oficina de formação “Arte na Educação Básica” com Badaiá. Das 9h às 10h, na Sala Morro Azul, ocorrerá uma roda de conversa intitulada “Fronteiras e Travessias” com Álvaro Banducci Jr e Maria Adélia Menegazzo.

Às 15h, no Lounge, acontece o “Dedo de Prosa” com Marlene Mourão (Peninha), André Ramalho, Rossini Benício e Jander Gomez, seguido do “Café com Letras” às 15h30, com o lançamento de livros.

Às 16h haverá Conversas Literárias com a poeta Jô Freitas, mediadas por Karina Vicelli do IFMS de Dourados. Às 17h, Douglas Diegues ministrará uma palestra sobre poesia e literatura nas fronteiras desconhecidas do Brasil com o Paraguai, mediada por Thaís Pompeo.

Às 18h, no Lounge, haverá uma roda de conversa sobre as trajetórias de Hélio Serejo e Aglay Trindade, homenageados nesta edição, mediada por Lora Bertolucci e Melly Sena. Às 19h, Thiago Mio Salla apresentará a palestra “Um Novo Velho Graciliano Ramos: Fronteiras e Travessias”.

No Palco Principal, às 20h, será exibido o filme “Vidas Secas”, seguido pela apresentação do Slam Camélias às 21h e um show musical com Vozmecê às 22h.

Para participar das oficinas, é preciso se inscrever pelo link https://bit.ly/OficinasFlib2024 e a programação completa está disponível em https://flibonito.com/programacao/ .

 

Fonte:MM

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo