Uma equipe da Polícia Militar Ambiental (PMA) realizou fiscalização em uma propriedade rural no município de Caracol, localizada a 58 km da cidade de Bela Vista, na tarde desta terça-feira (18), e localizou dois desmatamentos realizados na mesma fazenda, uma área pelo proprietário e a outra por um arrendatário.
A supressão ilegal de 4,03 hectares de vegetação nativa de cerrado foi realizada pelo arrendatário, para o plantio de pastagem e criação de gado bovino. De acordo com a PMA, a madeira proveniente do desmatamento já havia sido explorada. O infrator, 46, residente em Campo Grande, foi autuado administrativamente e multado em R$ 1.209,00.
Já o proprietário da fazenda, 53, residente em Caracol, desmatou um total de 2,4 hectares de vegetação para plantio de lavoura. A madeira produto do desmatamento também já havia sido explorada. Ele foi autuado administrativamente e multado em R$ 720,00.
Ambas as supressões foram levantadas por técnica de sobreposição de imagens de satélites, localizadas e medidas com uso de GPS. As atividades foram interditadas. Os autuados foram notificados a apresentar um Plano de Recuperação da Área Degradada e Alterada (Prada) junto ao órgão ambiental estadual.
Fonte: DN