DestaqueInteressesMeio AmbienteNotícias

Sem chuvas e com calorão de 47 ºC; fim de semana será um forno em MS

Compartilhar:

Sem chuvas e com temperaturas variando entre 40 ºC a 47 ºC. A previsão meteorológica indica que o próximo final de semana, em Mato Grosso do Sul, será um forno de tão quente.

Segundo o Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), no próximo sábado, dia 11 de novembro há indicação de temperatura máxima de até 47°C, em Corumbá. O Cemtec, entretanto, calcula que o calorão pode não ultrapassar 45 °C no estado, o que já será novo recorde do ano.

Entre os dias 10 a 20 novembro, informa o Centro de Monitoramento, o estado deve sofrer com a atuação de um bloqueio atmosférico (sistema de alta pressão atmosférica) que vai favorecer uma intensa onda de calor.

Além do calor intenso, a previsão indica baixos índices de umidade relativa do ar, entre 10% e 30%, e não há probabilidade de chuva para os próximos dias.

Nessa terça-feira (7) à tarde, Campo Grande registrou 38,5°C de temperatura máxima e 13% de umidade relativa do ar. Ontem (6) a Capital atingiu o menor índice de umidade relativa do ar: 11%.

Vale lembrar que quando a umidade do ar baixa de 20% já é considerado estado de alerta e ficando aquém de 12%, a situação é de emergência.

Segundo o Cemtec/MS, a umidade relativa do ar deve continuar baixa, associada às altas temperaturas. Nessa segunda-feira (6) a cidade de Coxim registrou 8% de umidade relativa do ar, a menor taxa do Estado no ano.

Outros municípios

A cidade mais quente de Mato Grosso do Sul, nesta terça-feira (7), é Porto Murtinho (42,3 ºC). Coxim (41,1 ºC – sensação de 45,2 ºC), seguida de Aquidauana (40,0 ºC) e Corumbá (39,4 ºC ) completam o ranking de cidades mais quentes do dia.

Veja as máximas das outras cidades

Sidrolândia (38,6 ºC)
Bonito (38,5 ºC)
Água Clara (38,8 ºC)
Três Lagoas (37,4 ºC)
Miranda (38,0 ºC)

Nesta quarta-feira (8) à tarde o aumento de nuvens também favorece a ocorrência de chuvas isoladas. Na quinta feira (9), a chuva também pode ser acompanhada de trovoadas, raios e ventos de 60 km/h.

Fonte: PP        Foto: Wilmar Carrilho

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo