NotíciasTecnologia

Confira como o Google tem usado IA para tornar o mundo mais sustentável

Compartilhar:

Nem toda aplicação de inteligência artificial é para gerar imagens aleatórias e responder perguntas de conhecimento geral, e o Google aplica essa tecnologia em sustentabilidade há um bom tempo. A empresa participa e fomenta vários projetos alimentados com IA para tornar o planeta mais sustentável, indo de iniciativas voltadas para o monitoramento do clima e florestas, ao gerenciamento de trânsito.

O reconhecimento de padrões, a síntese de quantidades enormes de dados e outras capacidades únicas de aprendizagem de máquina e IAs são úteis para uma infinidade de situações. Essas ferramentas podem ser utilizadas para prever mudanças, acompanhar tendências em diversos contextos e ajudar na tomada de decisão.

Quando aplicadas ao meio ambiente, essas ferramentas não só servem para acompanhar a evolução de um determinado bioma, mas também podem interferir intimamente no dia a dia das cidades, principalmente no trânsito de grandes metrópoles.

O Google mantém vários projetos que usam IA para monitorar o meio ambiente. (Imagem: Getty Images)
O Google mantém vários projetos que usam IA para monitorar o meio ambiente. (Imagem: Getty Images)Fonte:  GettyImages 

Abaixo, veja algumas das iniciativas do Google que usam IA para tornar o planeta mais sustentável.

4. Monitoramento climático

Uma das ferramentas mais recentes do Google é o monitoramento climático com IA “Heat Resilience”. Essa nova ferramenta utiliza detecção de objetos e outros modelos para conferir características locais, como áreas verdes e urbanas, para apresentar informações precisas sobre uma determinada região.

O Google mantém projetos de IA para sintetizar informações sobre o calor em determinadas regiões. (Imagem: Google/Reprodução)
O Google mantém projetos de IA para sintetizar informações sobre o calor em determinadas regiões. (Imagem: Google/Reprodução)Fonte:  Google/Reprodução 

Essa ferramenta, disponível primeiro em 14 cidades dos Estados Unidos, mostra a área com casas com telhados sustentáveis, apresenta a densidade de arborização e outros dados precisos, assim facilitando a tomada de decisão.

3. IA gerenciando o trânsito de cidades

Uma das iniciativas ecológicas do Google presentes no Brasil é o projeto Green Light. Essa iniciativa aproveita a tecnologia para coordenar cruzamentos e criar “ondas de sinais verdes”, reduzindo as emissões de carbono gerada pela aceleração de veículos com motores à combustão.

2. Avisos de enchentes

As enchentes são problema recorrente em cidades brasileiras, principalmente em períodos chuvosos como o verão. Uma das soluções do Google é o Alerta de Previsão de Inundações, que usa IA para ajudar pessoas de áreas de risco durante fortes chuvas.

  • O Google usa IA para acompanhar e avisar cidadãos sobre eventuais enchentes. (Imagem: Google/Reprodução)
    O Google usa IA para acompanhar e avisar cidadãos sobre eventuais enchentes. (Imagem: Google/Reprodução)Fonte:  Google/Reprodução 

Essa ferramenta apresenta alertas detalhados sobre o nível da água em rios próximos e as previsões de cheias.

1. Informações sobre incêndios florestais

Outra solução do Google com inteligência artificial é o FireSat. Essa ferramenta utiliza imagens de satélite para identificar o surgimento de incêndios florestais em regiões de mata mais densa.

A comparação constante de imagens de satélite permite que o Google acompanhe transformações de florestas densas e flagre incêndios naturais. (Imagem: Getty Images)
A comparação constante de imagens de satélite permite que o Google acompanhe transformações de florestas densas e flagre incêndios naturais. (Imagem: Getty Images)Fonte:  GettyImages 

 

Com o monitoramento, o Google permite que autoridades possam tomar ações mais rápidas para controle das chamas, assim evitando que elas se alastrem para zonas habitadas ou causem impacto irreversível para as florestas.

Essa mesma ferramenta também fornece informações sobre incêndios florestais em tempo real, assim entregando detalhes sobre limite das chamas e notificações baseadas em localização.

 

Fonte:TCM

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo