DestaqueNotíciasTurismo

Taxa de conservação ambiental em Bonito visa garantir a longevidade do turismo

Compartilhar:

Como forma de garantir a preservação dos recursos naturais, Bonito irá cobrar uma taxa de conservação ambiental dos turistas. Isso foi pensado com o objetivo de garantir que o município tenha recursos para viabilizar projetos que atendam as demandas do ecoturismo.

A medida foi pensada em conjunto, entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Secretaria Municipal de Turismo, visto que, o município não possuía nenhum recurso específico com foco voltado para a conservação ambiental.

Em conversa com o Correio do Estado, a Secretária Municipal de Meio Ambiente de Bonito, Ana Trevelin, destacou a importância de garantir a execução mais eficiente de políticas públicas municipais de gestão ambiental.

“O fato é que a gente precisa de muito investimento em política pública de meio ambiente no município. Desde a área de gestão de resíduos sólidos, a área de conservação de córregos urbanos. Tem muitos rios que são extremamente importantes para nós e que precisam de investimento para sua proteção”, afirma.

Sobre a preservação da natureza, a secretária entende que é algo que não pode ficar esperando. “A gente entende que são necessidades que não dá pra ficar adiando. Se a gente não cuidar da natureza na nossa cidade, inviabiliza a longevidade da atividade turística aqui. Essa decisão é um sonho antigo, é uma necessidade antiga. Sempre discutimos isso no Conselho Municipal de Meio Ambiente sobre a importância desses recursos”, comenta.

Em relação aos impactos negativos que isso pode vir causar no número de turistas, o Diretor Municipal de Turismo, Elias Oliveira, acredita que não vai ser afetado.

“A gente acredita que não vai impactar, pois o visitante que se propõe a fazer turismo na natureza ele é um turista consciente, sabe da importância dessa contribuição para a manutenção do sistema. Tanto que outros destinos de turismo também cobram essas taxas ambientais, justamente por causa do impacto que aquela visitação traz para o sistema”, enfatiza.

Entenda

A Taxa de Conservação Ambiental foi aprovada na Câmara de Vereadores de Bonito, em dezembro de 2021, mas precisou de quase um ano para ser instrumentalizada e colocada em vigor.

A partir de 12 de dezembro, o turista que visitar Bonito vai pagar uma taxa de R$7 reais por dia no momento que contratar algum tipo de passeio.

A taxa será cobrada apenas para os dias em que o visitante estiver realizando alguma atividade em atrativos turísticos. Ou seja, caso queira ficar o dia no hotel ou passeando pela cidade não haverá custos. Será cobrada mediante o cadastro do visitante junto ao sistema de reservas dos passeios, onde será gerado um QRCode para pagamento via PIX.

Após o pagamento é emitido um localizador que será informado à agência para que ela possa liberar a emissão do voucher do passeio.

Foi criada uma conta específica para a arrecadação e o gerenciamento ficará a cargo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Do total arrecadado, 20% será revertido em assistência médica e seguro para os visitantes e 80% voltado para a preservação ambiental.

“Temos uma população de 25 mil habitantes e quando chega em períodos de alta temporada o aumento do fluxo de turismo também aumenta todas as demandas em relação a preservação e conservação. A gente precisa tomar algumas ações a longo prazo, não pode pensar só no curto prazo. Tem que pensar no futuro”, afirma Elias Oliveira.

A exemplo de outros destinos turísticos nacionais como Fernando de Noronha (PE), Bombinhas (SC) e Ilha Bela (SP), ficou decidido que era necessário investimentos maiores e estratégicos para garantir a longevidade do turismo através de ações voltadas à infraestrutura técnica, equipamentos e investimentos para proteção e conservação dos córregos urbanos, rios cênicos, melhoria na gestão de resíduos sólidos urbanos, educação ambiental e arborização urbana.

 

Fonte:CE

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo