Meio AmbienteNotícias

Governo de MS decreta situação de emergência em municípios da região sul

Compartilhar:

Afetados por desastres causados por tempestade, o Governo de Mato Grosso do Sul publicou decreto nesta quinta-feira (11) de situação de emergência nos municípios de Amambai, Eldorado, Itaquiraí, Japorã e Paranhos.

Fortes vendavais acompanhados de chuvas e granizos, decorrentes das precipitações pluviométricas atípicas, ocorreram nos dias 13 e 14 de outubro, sendo que novo evento climático 10 dias depois, atingiram os municípios novamente.

As tempestades causaram diversos danos públicos e privados, com prejuízos que ultrapassaram a capacidade de resposta dos municípios afetados. Foram verificados danos como a destruição de estruturas públicas e, principalmente, o destelhamento em centenas de residências, além de prédios públicos e privados, contabilizando danos consideráveis em galpões e outras estruturas.

Com isso, houve corte no fornecimento de energia elétrica, decorrente da queda de árvores e galhos sobre a fiação elétrica, verificados nas áreas urbana e rural. O decreto informa ainda que são graves empecilhos à população como também aos comerciantes, produtores rurais, principalmente na conservação do leite, ventilação de aviários, produção e escoamento de rações, carnes e hortifrutigranjeiros dentre outros produtos da agricultura familiar das várias comunidades dos municípios.

As partes mais afetadas foram os pequenos produtores de melancia e congêneres, comunidades indígenas, quilombolas e moradores em periferias, tendo sido atingidos por destelhamentos, queda de edificações e destruição de móveis e outros bens.

Sendo assim, o decreto de situação de emergência terá validade por 180 dias, ou seja, seis meses. Com o decreto, está autorizada a mobilização de todos os órgãos Estaduais para atuarem, sob a coordenação da Cedec-MS (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil), nas ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução.

Também está autorizada a convocação de voluntários, para reforçar as ações de resposta ao desastre e a realização de campanhas de arrecadação de recursos perante a comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre.

Fonte:MM

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo