DestaqueNotíciasTecnologia

Primeiro eclipse lunar de 2025 ocorre nesta sexta-feira e será visível do Brasil

O fenômeno criará o efeito lua de sangue, coloração vermelha que se dá porque a Lua fica posicionada por completo na parte mais escura

Compartilhar:

O primeiro eclipse lunar de 2025 está marcado para a sexta-feira (14) e poderá ser visto do Brasil. Este será o primeiro eclipse lunar total desde 2022, de acordo com a Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa). O fenômeno criará o efeito conhecido como “lua de sangue”, quando a Lua adquire uma coloração avermelhada no céu.

A tonalidade vermelha ocorre porque a Lua ficará completamente posicionada na umbra, a parte mais escura da sombra da Terra. Segundo a Nasa, “a parte da luz solar que passa pela atmosfera terrestre alcança a superfície da Lua, iluminando-a fracamente. Cores com comprimentos de onda mais curtos, como azul e violeta, se dispersam mais facilmente, enquanto os comprimentos de onda mais longos, como vermelho e laranja, atravessam a atmosfera da Terra. Isso faz com que a Lua pareça laranja ou avermelhada”.

O eclipse lunar ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham de forma que o satélite natural passa pela sombra projetada pelo planeta.

Como observar o eclipse no Brasil

O evento será visível no continente americano e começará a partir das 0h57 (horário de Brasília), conforme previsão da Nasa. O eclipse parcial poderá ser visto por volta das 2h10, enquanto o eclipse total ocorrerá a partir das 3h26. O fenômeno está previsto para se encerrar às 5h48. No entanto, esses horários podem sofrer pequenas variações.

A visibilidade do eclipse também depende das condições meteorológicas no local de observação. Quanto mais limpo o céu, melhor será a visualização do fenômeno.

Segundo a Nasa, não é necessário utilizar equipamentos especiais para observar o eclipse, desde que o céu esteja sem nuvens. “Afastar-se das luzes brilhantes lhe dará uma visão melhor, assim como utilizar binóculos”, recomenda a agência.

 

Fonte:AGB

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo