Sem ao menos ser lançada pelo Banco Central do Brasil, com as características ainda a serem definidas, a nova nota de R$ 200 já teria sido vista circulando em Madureira, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Circula nas redes sociais que populares estariam com cédulas falsificadas do duzentão.
O Banco Central informou que o lançamento da nova moeda só será feito no final de agosto. “Como a nota de R$ 200 ainda não foi lançada e nem está em circulação, obviamente estamos diante de um caso de falsificação. A falsificação de notas, como sabemos, é crime”, afirmou o órgão.
A nota é alaranjada e tem o desenho do Lobo-Guará, animal escolhido para ilustrar a cédula. A Polícia Federal não confirmou a existência de possíveis investigações em andamento sobre a cédula.
O Banco Central esclarece que o crime de falsificação está previsto no artigo 289 do Código Penal, com pena que pode variar de 3 a 12 anos de prisão. O órgão ainda explica que quem tenta colocar uma cédula falsa em circulação depois de tomar conhecimento de sua falsidade, mesmo que a tenha recebido de boa fé, pode ser condenado a uma pena de 6 meses a 2 anos de detenção. (Com informações do Meia Hora)