segunda-feira, 8 dezembro, 2025 16:04
Home MancheteImasul debate criação de reserva para proteção definitiva da “nascente azul”

Imasul debate criação de reserva para proteção definitiva da “nascente azul”

de Redação Bonitonet
0 comentários

O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) faz consulta pública até o dia 15 sobre a criação da RPPN (Reserva Particular de Patrimônio Natural) Nascente Azul, em Bonito.

A solicitação foi da Rio Bonito Eco Village Ltda. A área de 12,2 hectares fica na Fazenda Boi Preto. O local é caracterizado por nascente de águas cristalinas, na qual é realizada atividade de turismo de natureza, com mergulhos e flutuação.

De acordo com o edital, trata-se de importante remanescente de vegetação nativa de mata ciliar, em estado considerável de preservação ambiental, com preservação de recursos hídricos e da biodiversidade.

Qualquer manifestação sobre os processos de criação da reserva deve ser enviada por correio eletrônico para o endereço guc@imasul.ms.gov.br.

A RPPN é uma categoria de unidade de conservação criada pela vontade do proprietário, sem desapropriação de terra e em caráter perpétuo. São permitidas atividades recreativas, turísticas, de educação e pesquisa. Mato Grosso do Sul tem 64 reservas particulares.

Definitiva – “Ao solicitar o reconhecimento da área como uma Reserva Particular do Patrimônio Natural, reafirmamos nosso compromisso com a proteção definitiva deste pedaço de natureza única, garantindo legalmente que ela será protegida para sempre, para as futuras gerações, independentemente de mudanças administrativas ou de propriedade”, informa o complexo de ecoturismo Nascente Azul.

Com a criação da RPPN, a expectativa da empresa é ampliar projetos de proteção, abrir espaço para estudos ecológicos, fortalecer a educação ambiental.

“Servirá como modelo de integração entre conservação da biodiversidade e uso público responsável, gerando benefícios ecológicos, sociais e econômicos. A medida também reforça a imagem de Bonito como referência em ecoturismo e gestão ambiental”.

Fonte:Campo Grande News

Você também pode gostar

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00