Home MancheteFinal de semana promete volta do calor e tempo firme em MS

Final de semana promete volta do calor e tempo firme em MS

de Redação Bonitonet
0 comentários

Após um período de frio, o fim de semana  será de tempo firme e predomínio de sol em todo o Mato Grsso do Sul, de acordo com o boletim meteorológico do Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec).

De acordo com o Cemtec, a atuação de ventos úmidos vindos do oceano Atlântico pode fornecer a formação de nuvens baixas e neblinas nas primeiras horas da manhã, especialmente na faixa leste do estado. 

Na metade sul de MS, as temperaturas mínimas devem oscilar entre 8ºC e 14ºC pela manhã bem cedo. Depois, as temperaturas sobem gradativamente até atingir máximas que podem chegar a 30ºC nas regiões norte, nordeste, sudoeste e na região pantaneira. 

A umidade relativa do ar requer atenção, já que pode atingir níveis baixos entre 20 e 40% devido à falta de chuva que atinge o estado por, pelo menos, mais dez dias. 

Alguns cuidados devem ser tomados quando os níveis de umidade atingem estas porcentagens, como evitar exercícios físicos ao ar livre entre as 11 e 15 horas; umidificar o ambiente com vaporizantes, toalhas úmidas e recipientes com água; permanecer em lugares protegidos do sol; e consumir muita água. 

Nas regiões sul e áreas da grande Dourados, as temperaturas mínimas estão previstas para 9-11ºC e as máximas podem chegar a 25ºC. Em alguns pontos específicos, os termômetros podem marcar valores abaixo de 8ºC. 

Nas regiões sudoeste e pantaneira, as mínimas podem chegar a 10ºC e as máximas até 30ºC. 

Nas regiões nordeste, leste e norte, as mínimas podem chegar a 12ºC e as máximas podem atingir 28ºC. 

Na capital Campo Grande, as mínimas previstas variam entre 13ºC e 15ºC e as máximas entre 24ºC e 26ºC. Os ventos variam em valores de 40 a 60 km/h e, ocasionalmente, podem ocorrer rajadas acima de 60 km/h.

Inverno

Apesar da passagem de algumas frentes frias no Estado, temperaturas abaixo da média não são esperadas no período de inverno em Mato Grosso do Sul. A estação começou no dia 20 de junho e segue até 22 de setembro.

Conforme reportagem, dos 94 dias de inverno, as massas polares devem ocorrer apenas nos primeiros 30 dias da estação. Nos dois meses restantes (agosto e setembro), o predomínio será de umidade baixa, temperaturas elevadas, estiagens e seca.

Em Mato Grosso do Sul, grande parte do inverno deverá ser marcada pela extensão do tempo ensolarado, ocasionado pela atuação de bloqueios atmosféricos.

De acordo com o meteorologista Natalio Abrahão Filho, esses bloqueios podem se estender por várias semanas, mantendo as condições do tempo estáveis, com dias ensolarados, sem chuva, com baixa umidade do ar, pouca nebulosidade e alta concentração de poluentes.

As probabilidades de chuvas na estação indicam precipitação abaixo da média histórica no sul de Mato Grosso do Sul em junho e julho.

Climatologicamente, em grande parte do Estado, os volumes de chuva em julho e agosto variam entre 50 mm e 200 mm. No extremo-norte do Estado, as chuvas variam entre 25 mm e 50 mm e, no extremo-sul, entre 200 mm e 300 mm.

Em agosto e no início de setembro poderão ocorrer estiagem, calor intenso, umidade baixa e chuvas fracas ocasionais.

As precipitações durante a estação deverão ocorrer no fim da tarde, de forma irregular, mal distribuídas e com baixo volume, mantendo-se próximas às médias históricas.

Fonte:Correio do Estado

Você também pode gostar

Deixar um comentário

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00