sexta-feira, 5 dezembro, 2025 04:33
Home AgronegócioCom expectativa de produção recorde, Sidrolândia da a largada nacional ao plantio de soja

Com expectativa de produção recorde, Sidrolândia da a largada nacional ao plantio de soja

de Redação Bonitonet
0 comentários

Produtores iniciam temporada 2025/2026 com projeção de 15 milhões de toneladas, crescimento de área e debates sobre biocombustíveis e sustentabilidade

O agronegócio sul-mato-grossense dá mais um passo rumo à sua consolidação como protagonista nacional. Começou oficialmente o plantio da safra de soja 2025/2026, com expectativa de colheita recorde e aumento da produtividade. Produtores, autoridades e especialistas se reuniram para marcar o início da temporada e discutir perspectivas de mercado e sustentabilidade.

Teve início na sexta-feira, 3 de outubro, na Fazenda Recanto, em Sidrolândia, a 14ª edição da Abertura Nacional do Plantio de Soja, promovida pelo Projeto Soja Brasil – iniciativa da Aprosoja Brasil em parceria com o Canal Rural. Cerca de 1,2 mil pessoas participaram do evento, incluindo produtores, autoridades, representantes de entidades, pesquisadores e estudantes.

Expectativas da safra
A previsão é de crescimento de 5,9% da área plantada, chegando a 4,79 milhões de hectares, com produção estimada de até 15,2 milhões de toneladas de soja, representando um aumento de 8,1% em relação à safra anterior. A produtividade média deve atingir 52,8 sacas por hectare, 2% acima da média atual.

Participação do governo e instituições
Estiveram presentes na solenidade representantes do Governo de Mato Grosso do Sul, como o vice-governador José Carlos Barbosa, o secretário em exercício da Semadesc, Artur Falcette, e o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Beretta. Também participaram o diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold, o diretor-presidente da Agraer, Fernando Nascimento, além de integrantes do Cemtec/MS e da coordenação de Agricultura da Semadesc.

Biocombustíveis e sustentabilidade
Durante o evento, o secretário Falcette palestrou no painel “Biocombustíveis – Economia Verde e Oportunidades para o Produtor”, ao lado do presidente da Ubrabio, Donizete Tokarski. Ele destacou o papel estratégico do agronegócio na transição energética e na sustentabilidade.

“Hoje, mais de 20 milhões de metros cúbicos de etanol são produzidos no Brasil, sendo metade proveniente do milho. Há cinco anos essa produção era inexistente. Isso mostra a importância de olhar para o futuro e para o impacto global de nossas decisões”, afirmou Falcette.

Segurança jurídica e protagonismo
Outro ponto enfatizado foi a necessidade de garantir segurança jurídica ao setor e maior presença dos produtores no debate público. Segundo o secretário, o Brasil é protagonista na segurança alimentar e na transição energética, e Mato Grosso do Sul deve assumir papel de destaque nesse cenário.

Projeções da safra 2025/2026

  • Área plantada: 4,79 milhões de hectares (+5,9%)
  • Produção estimada: 15,2 milhões de toneladas (+8,1%)
  • Produtividade média: 52,8 sacas por hectare (+2%)

Edição: Redação | matogrossodosulnoticias.com.br * com informações da Semadesc – Foto de Caoa: Aprosoja/MS

Você também pode gostar

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00