quarta-feira, 17 dezembro, 2025 13:58
Home MancheteCom ao menos oito feriados prolongados, busca por viagens deve impulsionar turismo em 2026

Com ao menos oito feriados prolongados, busca por viagens deve impulsionar turismo em 2026

de @bonitonet
0 comentários

O ano de 2026 será um dos mais favoráveis para o turismo, já que o calendário nacional prevê oito feriados prolongados, com datas caindo nas segundas, sextas-feiras ou quintas passíveis de emenda, combinação que deve aumentar significativamente a procura por viagens nacionais e internacionais.

O movimento reforça o aquecimento do setor. Segundo a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), o segmento registrou faturamento de R$ 22,09 bilhões em 2024, alta de 15% em relação ao ano anterior. Segundo Marco Lisboa, CEO da 3,2,1 GO!, rede de franquias especializada em experiências completas de viagens, a expectativa é que empresas do segmento também recebam demandas maiores e alerta que a antecipação será decisiva para quem quer fazer uma ou mais viagens no próximo ano:

“O calendário de 2026 traz uma combinação rara de feriadões. Quem se planejar desde já vai pagar menos, evitar imprevistos e ter acesso às melhores opções de hospedagem e passagens. A diferença pode chegar a 40% no valor final da viagem”, afirma.

Principais feriadões de 2026:

Ano Novo – 1º de janeiro (quinta)
Carnaval – 16 e 17 de fevereiro (segunda e terça)
Sexta-feira Santa – 3 de abril
Tiradentes – 21 de abril (terça)
Dia do Trabalho – 1º de maio (sexta)
Corpus Christi – 4 de junho (quinta, com possibilidade de emenda)
Independência do Brasil – 7 de setembro (segunda)
Nossa Senhora Aparecida – 12 de outubro (segunda)
Finados – 2 de novembro (segunda)
Dia da Consciência Negra – 20 de novembro (sexta)
Natal – 25 de dezembro (sexta)

Como se programar?

Lisboa destaca os destinos mais indicados para cada época do ano, considerando clima, tarifas e oferta turística:

Janeiro e Fevereiro (Ano novo e Carnaval): destinos no Nordeste, como Jericoacoara, Maceió, Porto de Galinhas, o litoral catarinense e o Rio de Janeiro são boas pedidas para o período. “Como a data já está próxima e dezembro normalmente é um mês com tarifas mais altas, optar por um agente de viagem para buscar os melhores preços e cuidar de toda a organização é o melhor caminho, pois o ideal para pagar menos seria buscar passagens e hospedagens com seis ou oito meses de antecedência, mas com a orientação certa é possível organizar uma experiência incrível para esse início de 2026”, diz Lisboa.

Abril (Sexta-feira Santa e Tiradentes): o turismo na Serra Gaúcha (RS), Foz do Iguaçu (PR), Bonito (MS), Chapada dos Veadeiros (GO) e Buenos Aires são ideias para esse período do ano, pois os preços estão melhores e não tem um volume tão grande de pessoas como na alta temporada. “Ser flexível nas datas também vai fazer diferença no orçamento. Viajar um dia antes ou voltar um dia depois pode reduzir custos de passagem em até 25%, além de evitar aeroportos lotados”, alerta o CEO da 3, 2, 1 GO!.

Junho (Corpus Christi): por ser o início do inverno, destinos como Gramado, Canela (RS), Campos do Jordão (SP) e Patagônia, na Argentina, podem ser a melhor opção para quem curte o frio ou até mesmo aproveitar a neve.

Setembro (Independência): esse é um ótimo período para pegar o nordeste em alta temporada de sol, curtir as belezas da floresta da Amazônia, o Jalapão e encontrar as praias do Caribe com tarifas mais baixas.

“Escolher destinos adequados ao clima e à época evita frustrações. Setembro, por exemplo, é um dos melhores meses do ano para o Nordeste, enquanto junho é perfeito para quem busca frio e gastronomia na Serra Gaúcha”, explica Lisboa.

Outubro (feriado de Nossa Senhora da Aparecida): Orlando, Miami e destinos familiares são as melhores opções. Para quem quer curtir os parques famosos dos Estados Unidos, além dos ingressos serem mais baratos, já não está tão calor e nem tão cheio como julho, por exemplo”, diz o CEO da 3, 2, 1 GO!.

Novembro (Finados e Consciência Negra): Caribe, Peru, litoral brasileiro e cidades históricas.

Dezembro (Natal): Resorts no Brasil, Europa para decoração e mercados de Natal são os destinos ideais. “Em períodos de alta demanda, buscar por uma assessoria de viagem ou escolher pacotes com aéreo, hotel, traslado e ingressos garantem economia e segurança”, aconselha Lisboa.

Fonte: VoeNews

Você também pode gostar

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00