sexta-feira, 5 dezembro, 2025 06:02
Home AgronegócioInício da safra de soja em MS marca nova temporada de pesquisas técnicas

Início da safra de soja em MS marca nova temporada de pesquisas técnicas

de Redação Bonitonet
0 comentários

O plantio da safra de soja 2025/2026 teve início em Mato Grosso do Sul, marcando o retorno das máquinas ao campo e o início de uma nova temporada de pesquisas conduzidas pela Fundação MS. Segundo o Siga MS, o estado deve semear 4,79 milhões de hectares, com expectativa de produzir 15,2 milhões de toneladas, representando um crescimento de 5,9% na área e 8,1% na produção em relação ao ciclo anterior. A produtividade estimada é de 52,8 sacas por hectare.

Custos elevados reforçam necessidade de escolhas criteriosas

Em um cenário de altos custos de produção, os desafios para a rentabilidade aumentam. Os investimentos com insumos, incluindo sementes, fertilizantes e defensivos, podem superar R$ 6 mil por hectare em algumas regiões do estado.

A Fundação MS alerta que a escolha inadequada de cultivares, inoculantes, reguladores vegetais ou sistemas de manejo pode comprometer a produtividade e gerar perdas financeiras.

“Com custos em níveis elevados, o produtor não pode errar na escolha dos insumos. Cada real investido precisa gerar eficiência no campo. A pesquisa técnica garante resultados confiáveis e testados em diversas condições”, destaca Daniel Franco, presidente da Fundação MS.

Capilaridade das pesquisas garante resultados aplicáveis

A instituição mantém 24.173 parcelas de pesquisa distribuídas em 12 unidades de pesquisa nos municípios de Dourados, Maracaju, Rio Brilhante, Naviraí, Bonito, Anaurilândia, Sidrolândia, Nova Alvorada do Sul, Ponta Porã, Bandeirantes, Caarapó e São Gabriel do Oeste.

Essa ampla distribuição geográfica permite que os dados reflitam a diversidade de climas e solos do estado, aumentando a precisão e aplicabilidade dos resultados para o produtor rural.

Empresas podem validar produtos em condições reais

Com o início da safra, a Fundação MS também abre espaço para que empresas validem sementes, fertilizantes, inoculantes, reguladores vegetais e outros insumos. Todos os produtos passam por protocolos técnicos rigorosos em condições reais de campo, garantindo resultados independentes e confiáveis.

“É uma oportunidade para as empresas conferirem credibilidade técnica aos seus produtos e oferecer confiança ao produtor rural”, afirma Alex Melotto, diretor-executivo da Fundação MS.

Fonte: Portal do Agronegócio

Você também pode gostar

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00