Kongjian Yu ficou reconhecido mundialmente pelo conceito das “cidades-esponja” (Foto: Redes sociais, Reprodução)
A queda de um avião causou a morte de quatro pessoas. Um dos maiores arquitetos do mundo, Kongjian Yu, está entre as vítimas. A aeronave de pequeno porte caiu na zona rural de Aquidauana, no Pantanal de Mato Grosso do Sul, na noite de terça-feira (23).
O local onde a aeronave caiu, na área da Fazenda Barra Mansa, foi uma das locações da gravação da novela Pantanal, da TV Globo.
Quem era Kongjian Yu
Kongjian Yu, 62, era um arquiteto paisagista e urbanista chinês. Ele era professor na Universidade de Pequim e fundador da Turenscape, um escritório de design especializado em arquitetura paisagística, planejamento urbano e restauração ecológica.
O arquiteto ficou reconhecido mundialmente pelo conceito das “cidades-esponja”. Recentemente, Kongjian Yu foi um dos principais palestrantes da Conferência Internacional do Congresso de Arquitetura e Urbanismo do Brasil 2025, que aconteceu de 4 a 6 de setembro, em Brasília.
Yu nasceu em 1963, na vila Dongyu, Jinhua, província de Zhejiang, China, em uma família de agricultores. Ele é, ainda, consultor do governo chinês. Já projetou obras em mais de 70 cidades, que hoje são capazes de receber mais chuva do que caiu ano ano passado no Rio Grande do Sul.
Segundo a revista Fapesp, em seus premiados projetos em cidades chinesas, Yu adotava a natureza e a metodologia conhecida como soluções baseadas na natureza para absorver, limpar e usar as águas fluviais e pluviais, em vez de expulsá-las com pressa das áreas urbanas com canalizações.
Segundo o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), Kongjian Yu esteve no dia 18 na abertura da 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, na Oca, no Parque Ibirapuera, na zona sul de São Paulo.
Na sequência, ele viajou para fazer gravações sobre seu trabalho com um grupo de cineastas. Ele voltava de Campo Grande quando ocorreu o acidente. O arquiteto estava no Brasil desde o início de setembro, quando participou de uma conferência internacional.

1 – O arquiteto paisagista e urbanista chinês Kongjian Yu, professor da Universidade de Pequim. — Foto: Kongjian Yu / Turenscape / Agência Fapesp 2 – O documentarista Luiz Ferras está entre as vítimas. — Foto: Academia Brasileira de cinema 3 – Cineasta Rubens Crispim — Foto: Arquivo pessoal 4 – Marcelo Pereira, à direita, vítimas do acidente — Foto: Arquivo pessoal Foto: Fappesp
O que são as “cidades-esponja”
As “cidades-esponja” funcionam em diferentes escalas. Nas vilas históricas, diques de mais de 700 anos mostram como pequenas intervenções já reduzem a força do rio.
Em áreas agrícolas, Yu defendia que 20% das fazendas sejam destinadas à água, evitando que o escoamento cause alagamentos nas cidades. Em metrópoles como Xangai, parques inteiros foram planejados para se transformar em reservatórios temporários quando chove demais.
Quem são as outras vítimas da queda
Além de Kongjian Yu, segundo o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil, as outras três vítimas foram identificadas como:
- Marcelo Pereira de Barros, piloto e proprietário da aeronave
- Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz, cineasta documentarista
- Rubens Crispim Jr., diretor e documentarista
Fonte: NSCTotal