domingo, 7 dezembro, 2025 10:22
Home CulturaFestival Bonito CineSur leva magia e acessibilidade às comunidades da cidade

Festival Bonito CineSur leva magia e acessibilidade às comunidades da cidade

de Redação Bonitonet
0 comentários

A dona de casa Rute Savalla levou os netos, Kerolyn (7) e Isaac (5) para a praça Marambaia, em Bonito para assistirem aos filmes produzidos para o Cine Bonito- Mostra Comunidade, parte integrante do 3º. Festival de Cinema Sul-Americano de Bonito. Os netos estavam de olho na tela. E a avó, era só elogio à iniciativa. “É diferente para eles. Agora mesmo, eles me perguntavam sobre o povo indígena e seus costumes. A gente pôde explicar sobre as coisas que vimos na tela, é um lazer educativo, algo novo que não ensinamos no dia a dia, quase que um resgate da nossa própria história”, diz, referindo-se ao curta “Da aldeia ao palco da palavra”.

O casal de turistas, Dirce e Gerônimo Filho estão na cidade a caminho de Primavera do Leste (MT). Souberam da exibição na praça e foram atrás. Gerônimo, que é ator, diz ter se encantado com o curta “Mensagem nunca enviada”. “Precisa ter mais ações como essas, que vai até o público.” Dirce complementa: “Deu gosto ver uma criança falando que – quando crescer – queria ser igual ao que viu no filme. É maravilhoso deixar a criança sonhar!”

Quem apresentou dois curtas para essa Mostra foram nove alunos do curso de audiovisual do projeto LabMais do Sesc Lageado, integrante do Sistema Fecomércio MS.  Eles produziram desde o roteiro, gravação e edição do curta “A arte de cada um” e o documentário “Entre a terra e o tempo”, criado e filmado por um aluno de etnia terena que levou o material para ser editado pelos demais integrantes do projeto. “A arte tem um poder real e transformador na vida dos jovens. Ela oferece pertencimento, escuta, autonomia e abre portas onde antes só havia limites”, afirma a gerente do Sesc Lageado, Cirlene Cruz. “É um caminho de expressão, de sonho e também de oportunidade, inclusive econômica. Quando um jovem se vê capaz de criar, ele começa a acreditar que pode muito mais…enxerga além dos muros que lhe foram impostos”

O Cine Bonito – Mostra Comunidade está sendo exibida nas praças públicas dos bairros Marambaia, Bom Viver e do centro da cidade (Praça da Liberdade). Tem a parceria da Energisa, que por meio da Unidade Móvel Educacional (que integra o Projeto Nossa Energia) estaciona em pontos distintos da cidade para levar serviços e entretenimento. Durante a tarde, a equipe está realizando cadastro de clientes na Tarifa Social de Energia Elétrica e substituição de lâmpadas incandescentes e/ou fluorescentes compactas por lâmpadas LED para clientes cadastrados como baixa renda. À partir das 18h, iniciam as exibições dos curtas voltados para todas as faixas etárias. “O Projeto Nossa Energia vai além da eficiência energética — é um compromisso com as pessoas. Com nossa Unidade Móvel Educacional, levamos conhecimento, serviços e cidadania diretamente às comunidades, promovendo inclusão social, sustentabilidade e mais qualidade de vida para todos”, ressalta o diretor-presidente da Energisa MS, Paulo Roberto dos Santos.

Para a coordenadora do Festival CineSur, Andrea Freire, levar o audiovisual até a população é oportunizar que mais pessoas tenham acesso ao que está sendo produzido. “Queremos que a cidade viva o cinema nesses dias, por isso as apresentações são descentralizadas e chegam aos bairros. Uma programação que é para todos. O cinema é uma arte que junta quem faz e quem assiste.”

Sobre o Festival – O 3º. Festival de Cinema Sul-americano de Bonito está sendo realizado no Centro de Convenções da cidade até o próximo dia 02 de agosto. Com filmes de países como Brasil, Paraguai, Argentina, Peru, Chile, Bolívia, Colômbia, Venezuela, Uruguai e Equador, a curadoria buscou dialogar entre as diferentes realidades existentes na América do Sul.

O BONITO CINESUR é uma realização da Associação Amigos do Cinema e da Cultura (AACIC), em parceria com o Ministério da Cultura (Governo Federal), por meio de emenda parlamentar do deputado federal Vander Loubet. Conta com patrocínio da Fecomércio-MS, Sesc, Emgea, Agência Nacional do Cinema (Ancine), Petrobrás, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Tem o apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico e da Prefeitura de Bonito, da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc) e do Governo de Mato Grosso do Sul, além do apoio cultural da Energisa e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) .

Fonte:Asscon

Você também pode gostar

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00