Educação cooperativa ganha força em Mato Grosso do Sul: mais de 5 mil estudantes já foram impactados, e municípios recebem habilitações dos programas A União Faz a Vida e Cooperativas Escolares
A Sicredi Centro-Sul MS/BA deu início ao ciclo 2026 de habilitações dos seus programas educacionais — o Programa A União Faz a Vida (PUFV) e as Cooperativas Escolares — em municípios de sua área de atuação. As primeiras formações reuniram educadores de Ivinhema, Nova Andradina e Sete Quedas, e novas agendas já estão confirmadas para Naviraí, Deodápolis, Tacuru, Rio Brilhante e Ponta Porã, ampliando o alcance das iniciativas no território.
Realizada ao longo de dois dias, a trilha formativa reuniu professores da rede municipal de ensino, coordenadores pedagógicos, representantes das Secretarias Municipais de Educação, assessores pedagógicos e colaboradores da Cooperativa. O objetivo é fortalecer o domínio das metodologias, princípios e práticas que orientam os programas, preparando os educadores para atuarem como multiplicadores em suas escolas.
Atualmente, o PUFV está presente em cinco municípios de Mato Grosso do Sul e, somente em 2025, impactou mais de 5 mil estudantes por meio de projetos pedagógicos fundamentados na cooperação e na educação para a cidadania. Já em Rio Brilhante, a Sicredi Centro-Sul MS/BA implantou, no mesmo ano, sua primeira Cooperativa Escolar: a Cooperagrícola, envolvendo estudantes da Escola Família Agrícola Rosalvo da Rocha Rodrigues (EFAR).
De acordo com o assessor de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Centro-Sul MS/BA, Kayo Lima, a Cooperativa inicia o ano reforçando seu compromisso com o desenvolvimento educacional e com a promoção da cooperação nas redes de ensino parceiras. “Ao longo do ano, o Programa A União Faz a Vida seguirá com um conjunto de ações estratégicas voltadas à qualificação das práticas pedagógicas, ao fortalecimento dos vínculos com as escolas e à ampliação do impacto social no território de atuação. Neste primeiro momento, o foco é a integração e o alinhamento metodológico com gestores e educadores das redes participantes”, destaca.
Nos próximos meses, os assessores pedagógicos dos programas educacionais da Sicredi Centro-Sul MS/BA acompanharão continuamente os professores, oferecendo suporte na execução dos projetos. Em junho, os educadores participarão da Formação Continuada, com foco no aprimoramento de práticas cooperativas, metodologias ativas e no aprofundamento dos fundamentos do PUFV. Já em novembro, o encerramento do ano letivo será marcado pela Mostra Pedagógica, espaço destinado à socialização dos projetos desenvolvidos pelos estudantes e à valorização das experiências construídas ao longo do ciclo.
Kayo destacou ainda que, em 2026, o foco será a manutenção qualificada dos programas em toda a rede de ensino, assegurando a excelência dos atendimentos e impulsionando a ampliação do número de alunos e professores beneficiados. “Por meio dessas ações, reafirmamos nosso compromisso com uma educação que promove a cooperação, a cidadania, o protagonismo e a transformação social”.
Sobre a Sicredi Centro-Sul MS/BA A Sicredi Centro-Sul MS/BA é uma instituição financeira comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 202 mil associados, que exercem o papel de donos do negócio. A cooperativa possui uma área de atuação de 44 municípios em Mato Grosso do Sul, onde conta com 52 agências, e 54 municípios da Bahia, com oito agências, oferecendo um portfólio completo de soluções financeiras e não financeiras.
Fonte: AsseCom