Teste às cegas avaliou nove marcas quanto à aparência, aroma, textura e sabor; confira o ranking
Quem diria que um teste gastronômico fosse capaz de inspirar um debate tão delicioso… Numa tarde fria de junho, cinco especialistas, reunidos no salão da padaria Na Fila do Pão, em Higienópolis, filosofavam sobre o que seria o pão de queijo perfeito? Aquele com casquinha firme, dourada e interior macio? “Mas não pode ser ‘chicletudo’!” Com muito ou pouco sabor de queijo? “Tem que ser na medida, para que o polvilho também apareça!” E o bendito aroma de essência artificial de queijo? “Crime inafiançável!”
Enquanto a discussão rolava quente no salão, na cozinha, a equipe tratava de colocar amostras de pão de queijo para assar, bem longe da vista dos tais especialistas, que, a pedido do Paladar, assumiram a função de ser júri por dia para eleger as melhores marcas de pão de queijo congelado do mercado.
Qual o melhor pão de queijo do mercado?
Júri avaliou nove marcas; confira como foi a degustação às cegas.
Nove marcas foram colocadas à prova de Caio Pablo, chef do restaurante Cuia, Fred Caffarena, chef do restaurante Make Hommus. Not War (que, nas palavras dele mesmo, sonhava participar desse júri), Diego Muniz, padeiro da P.A.C, Diêgo Penido, padeiro da Na Fila do Pão (e sommelier de pão de queijo nas horas vagas), e Vitor Gatti, chef da Assô, que faz eventos, consultoria e, adivinhe, pão de queijo. A avaliação às cegas levou em conta a aparência, o aroma, a textura e o sabor dos produtos.
Para garantir uma comparação justa, apenas pães de queijo tradicionais foram selecionados para esse teste. Versões especiais ou recheadas foram deixadas de escanteio.

E a degustação acabou com um veredito: a melhor receita de pão de queijo começa com ingredientes de verdade. #ficadica: na hora da compra, além de comparar preços, compare as listas de ingredientes.
Como foi realizado o teste?
Como em todas as provas realizadas pelo Paladar, a reportagem fez um levantamento das marcas disponíveis no mercado e, nos dias anteriores ao teste, as amostras foram adquiridas em grandes redes da capital paulista. Ou seja, as marcas não tinham ciência de que seus produtos seriam submetidos a uma degustação às cegas.

O Paladar Testou é uma iniciativa 100% editorial. Além disso, o júri também não tinha conhecimento de quais marcas fariam parte da seleção antes do resultado da apuração.
Para garantir o “anonimato” dos pães de queijo, eles foram servidos aos jurados em bandejas identificadas apenas por números. Para encontrar o melhor deles, os jurados provaram as amostras puras, recém-saídas do forno, para avaliar a aparência, o aroma, a textura e o sabor de cada produto.
Os melhores pães de queijo congelados do mercado
1º Forno de Minas
Foi com folga que essa amostra conquistou o primeiro lugar no ranking e o Selo Ouro no teste do Paladar. Os jurados foram só elogios: leve casquinha crocante e dourada, textura levemente aerada, sem ser puxa-puxa, sabor equilibrado de queijo de verdade e polvilho, salgadinho na medida. “O único que comi até o final”, arrematou um jurado.
Ingredientes: polvilho, água, ovo integral pasteurizado, queijo, fécula de mandioca, óleo de soja, leite em pó integral, soro de leite em pó, sal e creme de leite

2º Tirolez
A textura densa e macia é um dos pontos altos desse pão de queijo, que conquistou o Selo Prata no teste do Paladar. O sabor equilibrado de queijo, que até “poderia ser um pouco mais intenso”, também agradou os jurados. Mas o leve retrogosto de essência fez a amostra perder pontos.
Ingredientes: água, polvilho, ovo integral pasteurizado, óleo de algodão, queijo parmesão, leite em pó integral, queijo provolone, amido modificado, cloreto de sódio (sal) e condimento preparado sabor queijo parmesão

3º Qualitá
A amostra conquistou o último lugar no pódio – e com isso, o Selo Bronze no teste do Paladar – por apresentar uma interessante casquinha dourada e um leve sabor de queijo, “que poderia ser um pouco mais forte”. Mas o uso de aromatizante, ainda que discreto, não passou despercebido pelos jurados.
Ingredientes: água, polvilho, ovo integral pasteurizado, gordura vegetal de palma, queijo parmesão, leite integral em pó, queijo provolone, fécula de mandioca, amido modificado, sal refinado e aromatizante

As demais marcas, na avaliação dos jurados, em ordem alfabética

Bão de Minas
Segundo os jurados, a amostra poderia ser classificada como um pãozinho qualquer, mas, para ser pão de queijo, faltou a textura e o sabor característico da mistura de queijo de verdade e polvilho. “Valeu a tentativa” Ingredientes: água, polvilho, gordura vegetal de palma, mistura de queijo processado e gordura vegetal sabor queijo tipo cheddar, soro de leite em pó parcialmente desmineralizado, ovo em pó, sal refinado, amido modificado da fécula de mandioca, queijo parmesão e condimento preparado sabor queijo parmesão
Carrefour
A aparência já não era lá essas coisas, mas a textura “puxenta” e sabor insosso, que não lembra nem queijo, nem polvilho, tiraram as chances dessa amostra se sair bem na degustação.
Maricota
Não houve quesito que salvasse essa amostra. Os jurados reclamaram da aparência, da textura, do aroma e do sabor artificial de queijo, com retrogosto de polvilho cru. “Está repreendido!” Ingredientes: água, polvilho, gordura vegetal de palma, mistura de queijo processado e gordura vegetal sabor queijo tipo cheddar, soro de leite em pó parcialmente desmineralizado, ovo em pó, sal refinado, amido modificado da fécula de mandioca, queijo tropical e condimento sabor queijo tropical
Massa Leve
Não houve consenso quanto à textura desse pão de queijo. Enquanto alguns jurados elogiaram o fato dele ser mais aerado, outros detestaram a textura na boca. Nos demais quesitos, todos concordaram que trata-se de um produto mediano. Ingredientes: água, amido modificado, fécula de mandioca, polvilho azedo, margarina, queijo mussarela, óleo vegetal, permeado de soro de leite, sal, ovos, queijo parmesão, condimento preparado sabor queijo meia cura, aromatizante, corante betacaroteno
Primor
A casquinha crocante desse pão de queijo deu falsa esperança ao júri, que se decepcionou com a textura esfarelenta do miolo e com o aroma, “que lembra salgadinho de colégio”. O sabor “muito leve de queijo” também deixou a desejar. Ingredientes: água, fécula de mandioca, amido modificado, margarina, polvilho azedo, ovos, permeado de soro e leite, sal, queijo minas padrão, açúcar, aromatizantes, corante betacaroteno
São Geraldo
Apesar da aparência promissora, a amostra deixa a desejar na textura “quase molenga” e no sabor, que “até remete ao polvilho, mas não tem quase nada de queijo” Ingredientes: água, polvilho, fécula de mandioca, ovo integral líquido, óleo de soja, soro de leite em pó, margarina, sal, queijo, clara de ovo pasteurizada e aroma sintético idêntico ao natural de queijo
Fonte: Estadão