domingo, 7 dezembro, 2025 23:57
Home CidadePrefeitura de Bonito faz declaração a respeito de instalação de antena de telefonia em praça pública

Prefeitura de Bonito faz declaração a respeito de instalação de antena de telefonia em praça pública

de @bonitonet
0 comentários

Declaração foi feita somente após matéria no site BonitoNet e prefeito se manifestou, também, nas redes sociais

BonitoNet publicou a manifestação de morador que se indignou pela instalação de antenia de telefonia na Praça da Marambaia ao lado de espaço destinado às crianças a despeito das radiações eletromagnéticas que estarão sujeitas crianças e seus pais ao frequentarem tal espaço.

A reportagem entrou em contato com vereadores e os mesmos nos infomaram que não foi apresentado à Câmara os trâmites da negociação, que o legislação exige que tal seja feito, por se tratar de área pública.

Conforme determina a Lei nº 8.666/93 (Lei de Licitações) e a Lei nº 13.303/2016 (Lei das Estatais) regulamentam a concessão de uso de bens públicos. Para locar um terreno público para uma empresa privada, geralmente é necessário seguir esses passos:

  1. Autorização da Câmara Municipal: A câmara de vereadores precisa autorizar a locação do terreno, geralmente por meio de uma lei específica.
  2. Licitação: O terreno deve ser licitado para garantir a transparência e a igualdade de oportunidades para todas as empresas interessadas.
  3. Contrato de Locação: Após a licitação, é firmado um contrato de locação entre a prefeitura e a empresa vencedora, com cláusulas que atendam ao interesse público.

A população pode ter acesso às informações sobre o processo por meio da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) e também pode participar de audiências públicas para discutir o assunto.

A prefeitura não procedeu conforme a legislação exige e somente se manifestou após a matéria em questão, de qualquer forma publicamos abaixo a declaração postada nesta data (07/11/205) no portal do município, confira:

“Bonito firmou o Termo de Permissão de Uso nº 019/2025 com a empresa DT Brasil Gestão de Bens Próprios Ltda., empresa vinculada à operadora Claro, autorizando a instalação de infraestrutura de Estações Rádio Base (ERB) em áreas públicas do município. O objetivo é possibilitar a expansão da rede de telecomunicações, conforme diretrizes da Lei Federal nº 13.116/2015 (Lei das Antenas).

De acordo com o documento, as antenas e estruturas serão instaladas em quatro pontos do município, sendo:

  • Av. Tarumã – Tarumã Hípica Park (DTB01610 – MSBTO10);
  • Rodovia MS-382 – Próximo ao campus da UFMS (DTB01611 – MSBTO09);
  • Rua Cândido Luiz Braga – Rincão Bonito (DTB01612 – MSBTO08);
  • Rua Manoel Inácio de Farias – Águas de Miranda (DTB01508 – MSBTO07).

Esses locais foram cedidos a título oneroso, mediante as contrapartidas previstas no termo, e destinam-se exclusivamente à instalação e funcionamento da infraestrutura de telecomunicações.

Como forma de contrapartida pelo uso das áreas públicas, a DT Brasil deverá instalar e manter 17 (dezessete) equipamentos de monitoramento. As câmeras serão distribuídas da seguinte forma:

  • 5 câmeras em cada uma das três estruturas do tipo CellPoste de 30 metros;
  • 2 câmeras na estrutura do tipo Low Cost de 9 metros.

As imagens captadas serão integradas ao Centro de Monitoramento do Município, permitindo o uso pleno pelo sistema de vigilância pública.

Além das câmeras, a empresa também implantará equipamentos na sala de monitoramento disponibilizada pela Prefeitura, incluindo:

  • Televisão LED 43” ou superior;
  • Computador com processador Core i5, 8 GB de memória RAM, placa de vídeo GeForce 700 Series GT 710 2GB e armazenamento SSD de 500 GB;
  • Servidores, hardware e licenças de software necessários para o armazenamento e visualização das imagens.

Com o objetivo de conectar os pontos de monitoramento ao Centro de Controle, a DT Brasil também implantará uma rede de fibra óptica interligando as estruturas instaladas e os pontos já existentes do município.
Essa rede permitirá transmissão contínua de dados e imagens em alta velocidade, integrando os equipamentos à infraestrutura tecnológica da Prefeitura.

A instalação das novas antenas representa um avanço na modernização da infraestrutura de telecomunicações de Bonito, ampliando a capacidade de cobertura de telefonia móvel e transmissão de dados, além de fortalecer as ações de segurança pública com o monitoramento em tempo real de pontos estratégicos da cidade.

O termo prevê que a empresa deverá realizar manutenção corretiva anual dos equipamentos e atualização tecnológica a cada cinco anos, conforme as circunstâncias técnicas justificarem.
A implantação completa das estruturas e equipamentos de monitoramento deverá ocorrer em até 180 dias após a definição dos locais e aprovação final pela Prefeitura.”

Fonte: Redação

Você também pode gostar

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00