Home SaúdeMS promove encontro estadual sobre uso de ovitrampas no combate ao Aedes

MS promove encontro estadual sobre uso de ovitrampas no combate ao Aedes

de Redação Bonitonet
0 comentários

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) realiza, entre os dias 28 e 30 de julho de 2025, o 1º Encontro Estadual de MS – Soluções Entomológicas: Ovitrampas, no Auditório Municipal de Ponta Porã, com o objetivo de fortalecer estratégias de monitoramento e controle do Aedes aegypti e Aedes albopictus, vetores de dengue, zika e chikungunya.

O evento, que acontece das 7h30 às 17h30, reunirá especialistas em saúde pública, técnicos municipais, representantes da Fiocruz e do Ministério da Saúde, para discutir a expansão do uso das ovitrampas, armadilhas simples e eficazes para coleta de ovos dos mosquitos.

Ferramenta estratégica no controle vetorial
De acordo com Mauro Lúcio Rosário, coordenador estadual de Controle de Vetores da SES, a ampliação do uso das ovitrampas representa um avanço significativo para o combate às arboviroses.

“Estamos na fase de consolidação do uso das ovitrampas como ferramenta estratégica. A solução tem transformado nossa capacidade de resposta, permitindo ações mais rápidas e baseadas em evidências”, destacou.

A ovitrampa é um recipiente plástico preto com cerca de 1 litro de capacidade, preenchido com 300 ml de água e atrativo à base de levedo de cerveja. Dentro, uma palheta de madeira (Eucatex) serve como superfície para a fêmea do mosquito depositar seus ovos. O dispositivo é sensível, econômico e fácil de manusear, sendo eficaz tanto para detecção precoce quanto para o monitoramento da densidade populacional do vetor.

Programação e capacitação
Durante os três dias de encontro, os participantes terão acesso a palestras técnicas, oficinas práticas e apresentações de experiências exitosas de municípios que já utilizam as armadilhas. A proposta é ampliar a adesão dos municípios ao método e consolidar políticas públicas sustentáveis para o controle entomológico no Estado.

A capacitação de técnicos municipais para instalação e interpretação de dados coletados por ovitrampas já vem sendo promovida pela SES, fortalecendo a vigilância em áreas urbanas e rurais.

Inscrições abertas
Profissionais da saúde interessados em participar do evento podem se inscrever pelo link:
Clique aqui para se inscrever

Combate com base em evidências
A iniciativa é parte do esforço da SES para combater as arboviroses com base em evidências científicas e métodos eficazes. As ovitrampas são fundamentais para identificar áreas de risco, direcionar ações de controle e avaliar o impacto das estratégias adotadas.

Com o reforço na qualificação técnica e a articulação entre Estado, municípios e instituições parceiras, Mato Grosso do Sul dá mais um passo no enfrentamento das doenças transmitidas pelo Aedes, buscando respostas rápidas, eficientes e sustentáveis para proteger a saúde da população.

Fonte:EFMS

Você também pode gostar

-
00:00
00:00
    -
    00:00
    00:00