terça-feira, 20 janeiro, 2026 03:06
Home MancheteMS entra em alerta para tempestades com chuva forte, vento e risco de granizo

MS entra em alerta para tempestades com chuva forte, vento e risco de granizo

de Redação Bonitonet
0 comentários

Mato Grosso do Sul terá um sábado (10) marcado por tempo instável, apesar da presença do sol em vários períodos do dia. A previsão indica aumento da nebulosidade e possibilidade de chuvas em todas as regiões do estado, com risco de pancadas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento.

Conforme o Cemtec(Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), o cenário é resultado do intenso transporte de calor e umidade, da atuação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai e da aproximação de uma frente fria, combinada ao avanço de cavados, que favorecem a formação de instabilidades sobre o estado.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), há expectativa de acumulados de chuva mais significativos, podendo ultrapassar os 30 milímetros em 24 horas, principalmente nas regiões centro-sul, sudoeste e sudeste/leste de Mato Grosso do Sul. Os ventos atuam predominantemente do quadrante norte, com velocidades entre 40 e 60 km/h, e não se descarta a ocorrência de rajadas pontuais acima de 60 km/h.

Diante dessas condições, o instituto emitiu aviso meteorológico de tempestade para todo o estado, com grau de severidade classificado como perigo potencial. O alerta teve início às 0h e segue válido até as 23h59 deste sábado.

Bonito, as temperaturas ficarão entre 22°C e 29°C, com aumento de nebulosidade e chance de chuva.

Entre os riscos potenciais estão chuva entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, ventos intensos, queda de granizo e baixo risco de corte de energia elétrica, danos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.

Em caso de rajadas de vento, a orientação é não se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas, e evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é recomendado evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as tempestades.

A população deve acompanhar as atualizações meteorológicas e, em caso de emergência, buscar informações junto à Defesa Civil pelo telefone 199 ou ao Corpo de Bombeiros pelo 193.

Você também pode gostar

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00