Em Mato Grosso do Sul, a presença feminina vem ocupando cada vez mais espaços de liderança. Atualmente, cerca de 160 mil mulheres são donas de negócio, representando 42% do total de empresários do Estado, segundo dados da Receita Federal. Esse contexto também vem se refletindo na vida pública. Hoje, são 13 prefeitas em municípios de Mato Grosso do Sul e 213 vereadoras eleitas na última eleição, em 2024 – 30% a mais do que no pleito anterior. Para fortalecer ainda mais o protagonismo feminino em espaços de tomada de decisão, liderança será uma das temáticas abordadas pelo Delas Day, nos dias 24 e 25 de fevereiro.
A iniciativa é considerada o maior evento de Mato Grosso do Sul voltado às mulheres e reúne ações focadas no desenvolvimento pessoal e profissional das participantes. Para a consultora do Sebrae/MS, especialista em liderança, Maura Gabínio, abordar o tema é fundamental para que mais mulheres reconheçam e assumam o próprio potencial. “Percebo que muitas líderes sentem orgulho ao compartilhar suas trajetórias. Vivemos um momento mais maduro, em que a liderança feminina deixou de ser apenas discurso e passou a integrar agendas de governança, estratégia e sustentabilidade. Ainda assim, este é só o começo, existem muitos espaços a serem conquistados”, destacou.
O crescimento da presença das mulheres em posições de liderança, segundo Maura, traz benefícios às organizações. A maior diversidade de gênero em ocupações responsáveis por tomadas de decisão, está associada a melhores indicadores de desempenho financeiro, sustentabilidade e reputação institucional.
“A presença de mulheres em posições estratégicas, tanto no setor público quanto no privado, contribui, por exemplo, para políticas mais sensíveis às demandas sociais e para uma gestão mais próxima da realidade da população, reforçando a legitimidade e a efetividade institucional. Na minha experiência, equipes lideradas por mulheres costumam apresentar maior engajamento, melhor comunicação, maior senso de pertencimento e clima organizacional mais saudável. Portanto, menor rotatividade e decisões mais equilibradas e inovadoras”, complementa Maura.
Mesmo com o avanço, os desafios persistem. A consultora observa que muitas mulheres altamente qualificadas ainda tendem a se candidatar menos do que os homens a cargos de liderança. “É preciso superar essa barreira. O caminho passa pelo autoconhecimento e pela preparação técnica, mas, sobretudo, pela coragem de se posicionar e aprender com os desafios. Liderar não é sobre perfeição; é sobre consciência, responsabilidade e propósito, e isso pode, e deve, ser incentivado”, afirma.
Temática liderança no Delas Day
Realizado no Bosque Expo, em Campo Grande, das 13h às 21h, o Delas Day traz entre os destaques da programação com o foco em liderança, o painel “O papel das lideranças femininas no desenvolvimento local”, no dia 25, das 14h às 15h, com a participação de prefeitas do Estado. A iniciativa é organizada pela Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), em parceria com o Sebrae/MS. Na mesma data, das 15h30 às 16h30, o painel “Sem limitações para crescer” abordará o empreendedorismo feminino com uma conversa entre mulheres donas de negócio. No dia 24, o evento também sediará o II Encontro Estadual das Gestoras de Políticas Públicas para Mulheres de Mato Grosso do Sul, organizado pela Secretaria de Estado de Cidadania.
O Delas Day é fruto de uma parceria entre instituições que atuam para o fortalecimento do protagonismo feminino em MS. O evento é realizado pelo Sebrae/MS, Sistema Fiems, Sistema Comércio MS (Fecomércio, Sesc e Senac), Sistema Famasul Senar/MS, Faculdade Insted, CMEC, UFMS e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, com o apoio da Faems, Fundect, UEMS, AMEMS, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Assomasul, TJ-MS, Apex Brasil, TV Morena, Femedi, Prefeitura de Campo Grande, BPW, Du Bem, Sicredi, Cresol, Sicoob, UCDB, Abrasel, Nidal Abdul, Sistema OCB e Hospital de Amor.
A programação inclui palestras, painéis e espaços de conexão, pensados para inspirar, provocar reflexões e impulsionar o desenvolvimento pessoal e profissional das participantes. O evento visa reunir lideranças, empresárias, aspirantes a empreendedoras, estudantes, investidores e apoiadores do protagonismo feminino. A participação é gratuita, com inscrições pelo site delasday.com.br.
Mais informações podem ser obtidas por meio da Central de Relacionamento do Sebrae/MS pelo número 0800 570 0800 ou pelo portal ms.sebrae.com.br.