Lei de Inovação impulsiona desenvolvimento de Jardim com foco na Rota Bioceânica

Para consolidar a inovação como motor do desenvolvimento local, o Bioceânica Experience foi marcado por importantes avanços na área para Jardim e Guia Lopes da Laguna. Como iniciativa do Ecossistema de Inovação dos municípios, Sebrae/MS, Prefeitura de Jardim, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), o evento realizou, nessa quinta-feira (27), uma Maratona de Inovação, além de ter sido palco para a promulgação da Lei Municipal de Inovação de Jardim.

Como marco regulatório voltado ao fomento da inovação, a legislação foi construída a partir do trabalho desenvolvido pelo Ecossistema Local de Inovação, com participação ativa do Sebrae/MS e da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc). A medida viabiliza recursos para projetos e prevê a criação de um conselho municipal voltado à inovação e de ambientes especializados, como incubadoras, aceleradoras e parques tecnológicos. Além disso, também visa fortalecer a economia criativa e ampliar o acesso a políticas públicas voltadas ao desenvolvimento tecnológico.

Para o secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc e conselheiro do Sebrae/MS, Ricardo Senna, a nova legislação é uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento regional, por representar um grande impulso à gestão competitiva, tanto no setor público quanto no privado, criando condições para o surgimento de novos negócios e oportunidades. “O município de Jardim, ao sancionar a lei, deixa de depender de um governo específico. A medida se torna uma política permanente, uma infraestrutura essencial para incentivar a inovação de forma contínua”, afirmou Senna.

Com a nova lei, Jardim cria um ambiente propício à cooperação entre governo, iniciativa privada e instituições de ensino para preparar o município e a região para oportunidades em turismo, agronegócio, comércio e logística, fortalecendo sua posição na Rota Bioceânica. Para Valéria Sun Hwa Mazucato, representante do Ecossistema de Inovação local, o momento é decisivo, pois impulsiona a formação de uma rede de lideranças e instituições para desenvolver estratégias alinhadas ao novo cenário trazido pela rota. “Com a Rota Bioceânica, surgem especulações comerciais, investimentos e um olhar de articulação muito maior. A inovação é uma ferramenta essencial: ela protege o território e permite que os talentos locais exercitem sua criatividade aqui, sem precisar sair”, disse.

Evento trouxe programação focada em inovação e contou com presença de representantes do Governo do Estado, Sebrae/MS e lideranças locais

Criação de soluções pensadas para a Rota Bioceânica

Para incentivar criações de soluções que apoiem os municípios na consolidação da Rota Bioceânica, a Maratona de Inovação foi outra atividade promovida durante o Bioceânica Experience. Mais de 200 participantes, entre empreendedores, acadêmicos e entusiastas do tema, desenvolveram ideias com o apoio de mentorias viabilizadas pelo Sebrae/MS.

Algumas propostas foram voltadas ao fortalecimento da economia local, como a criação de um aplicativo para que pequenos negócios possam cadastrar seus produtos com preços e descrições, facilitando a venda e dando mais visibilidade aos empreendedores. Outros projetos tiveram foco na experiência do turista, com sugestões que vão desde melhorias no acolhimento e no acesso a informações — como mapas e indicações gastronômicas — até análises sobre clima, horários de maior movimento e valores dos atrativos, visando orientar melhor quem visita à cidade.

Grupo vencedor da Maratona de Inovação do Bioceânica Experience

Após a conclusão da Maratona de Inovação, os projetos foram analisados por uma banca e os grupos que desenvolveram os mais bem avaliados foram reconhecidos em uma cerimônia na Praça do Encontro. O primeiro lugar na maratona foi conquistado pelo projeto “Via Lúmina Cicloturismo” que propõe um passeio ciclístico que conecte as rotas históricas ligadas à Guerra do Paraguai e Retirada da Laguna, passando por locais simbólicos e propriedades rurais. Uma das participantes do grupo vencedor foi Rafaela Menezes, que destacou o aprendizado proporcionado pela iniciativa. “Participar da maratona foi uma oportunidade única de colocar em prática ideias que podem se tornar soluções reais para a nossa região”, comentou.

Para mais informações sobre as ações de fomento à inovação apoiadas pelo Sebrae/MS e parceiros, acesse ms.sebrae.com.br ou entre em contato pela Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800.

Related posts

Montado em uma mula, com outra de reserva, saindo dos EUA em direção ao Brasil, engenheiro brasileiro quer atravessar as Américas em uma expedição de cerca de 10 mil km com duração de 2 anos

Alerta ambiental para rios que recebem 90% dos turistas em MS

Bacuri Cozinha Regional, em Bonito, adota gestão de resíduos e pode ser o primeiro do estado com a certificação Lixo Zero