terça-feira, 3 fevereiro, 2026 21:01
Home CidadeInmet coloca Bonito e 43 cidades em alerta vermelho para acumulado de chuvas

Inmet coloca Bonito e 43 cidades em alerta vermelho para acumulado de chuvas

de Redação Bonitonet
0 comentários

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) colocou todo o Mato Grosso do Sul sob alerta de tempestade e 44 cidades em alerta vermelho, classificado como de “grande perigo” para acumulado de chuva. Os avisos começaram a valer no domingo (1º) e seguem até a noite de quarta-feira (4), com risco elevado de danos à população.

O primeiro alerta é de tempestade, classificado com grau de severidade perigo, válido desde 0h01 de domingo (1º) até as 23h59 de terça-feira (2). A previsão aponta chuva entre 30 e 60 milímetros por hora, ou 50 a 100 milímetros por dia, acompanhada de ventos intensos, com velocidades entre 60 e 100 km/h, além de queda de granizo. Entre os principais riscos estão cortes de energia elétrica, queda de árvores e alagamentos.

Além disso, o Inmet publicou um segundo aviso, ainda mais grave, de acumulado de chuva, com grau de severidade grande perigo, válido entre as 17h25 de domingo (1º) e as 23h59 de segunda-feira (2). Nesse período, são esperados volumes superiores a 60 milímetros por hora ou acima de 100 milímetros por dia, o que eleva o risco de grandes alagamentos e transbordamento de rios.

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a instabilidade atmosférica está relacionada à formação e atuação de um sistema de baixa pressão entre o Paraguai, a Bolívia e Mato Grosso do Sul, somada ao aquecimento diurno, à alta disponibilidade de umidade e ao deslocamento de cavados, que favorecem a instabilidade. Nessas condições, são esperados os maiores acumulados de chuva, com volumes acima de 40 milímetros em 24 horas. Os ventos predominam com velocidades entre 40 e 60 km/h, podendo ocorrer rajadas pontuais superiores a 60 km/h.

Orientações – O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, a população não se abrigue debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas, e evite estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é recomendado desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, sempre que possível.

Em situações de alagamento ou inundação, a orientação é proteger os pertences com sacos plásticos e permanecer em local seguro. Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.

Fonte:Campo Grande news

Você também pode gostar

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00