Campo Grande recebe a Blitz da Telefonia Móvel a partir desta segunda-feira (23). A fiscalização é promovida pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e pelo Ministério das Comunicações. Ela durará até a sexta-feira (27) e o objetivo da ação é medir a qualidade dos sinais de internet 4G e 5G oferecidos pelas operadoras.
Ao longo da semana, técnicos da Anatel estarão em 20 pontos da cidade, como o Aeroporto Internacional de Campo Grande, praças e parques, centros comerciais e universidades. Confira a lista completa ao final da matéria.
Segundo o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, o principal objetivo da Blitz é pressionar as operadoras a melhorarem seus serviços. “Nós aumentamos os parâmetros de qualidade e estamos cobrando isso das empresas. Queremos também combater as desigualdades regionais, garantindo que a cobertura da telefonia móvel seja eficiente em todos os estados”, afirmou.
A ação faz parte do programa ConectaBR, que, em 2024, tornou mais rigorosos os parâmetros para as operadoras. O índice de cobertura mínima subiu de 80% para 95%, enquanto a velocidade mínima do 4G passou a ser de 10 Mbps e a do 5G de 100 Mbps.
Após a medição da qualidade do sinal, as operadoras serão notificadas para apresentar um Plano de Ação com melhorias para a região fiscalizada. Seis meses depois, as equipes da Anatel e do Ministério das Comunicações retornarão à cidade para avaliar se as operadoras cumpriram as exigências. Hermano Tercius, secretário de Telecomunicações, destacou que a Blitz passará por todas as capitais brasileiras até o final de 2024.
Campo Grande é a 20ª capital a receber a Blitz da Telefonia Móvel. Outras cidades como Brasília (DF), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), e Belo Horizonte (MG) já foram alvo da fiscalização. No ano passado, São Luís (MA) e Cuiabá (MT) também foram fiscalizadas, e em 2024.
Confira todos os pontos que a Anatel vai fiscalizar em Campo Grande:
- Aeroporto Internacional de Campo Grande
- Praça do Papa
- Praça Ary Coelho
- Praça do Peixe
- Parque Ayrton Senna
- Parque do Sóter
- Terminal Moreninhas
- Shopping Norte Sul
- Shopping Campo Grande
- Shopping Bosque dos Ipês
- UCDB (Universidade Católica Dom Bosco)
- Central de Atendimento da Prefeitura
- Tribunal de Justiça
- UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)
- Feira Central
- UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul)
- Rua 14 de Julho, esquina com Rua Dom Aquino
- Rua 14 de Julho, esquina com Rua da Liberdade
- Câmara Municipal de Campo Grande.
Fonte:CGN