Criada nos Estados Unidos e popularizada na década de 1980, a Black Friday é atualmente uma data consolidada em várias partes do mundo, movimentando a economia com as suas ofertas. Introduzida no Brasil em 2010, a Black Friday esse ano ocorre em 29 de novembro com lojistas e clientes já se preparando para fazerem excelentes negócios.
Segundo o levantamento realizado pelo Google Insights, 62% dos consumidores brasileiros pretendem comprar na Black Friday de 2024 e 51% se planejam financeiramente para aproveitar as promoções.
Porém, alguns consumidores brasileiros ainda têm receio de que o desconto oferecido na data não seja real ou tão grande assim. Dados da pesquisa feita pela Wake em parceria com a Opinion Box, mostram que 32,5% dos brasileiros já estão monitorando os preços dos produtos desde o final de julho.
Roberto James, mestre em psicologia e especialista em comportamento humano, dá algumas dicas para quem vai aproveitar a data para comprar aquele item que deseja. “Como a Black Friday tem quase 15 anos aqui no Brasil, o consumidor já passou por diversas fases. Agora ele está mais atento e desconfiado”, afirma.
O especialista aconselha que sejam feitas pesquisas não somente de preços e condições, mas também sobre taxas que possam compor o valor total do item e que não estejam explícitas. Além disso, outra precaução que Roberto recomenda é em relação às compras online: “as minhas orientações vão desde a checagem, por todos os meios possíveis, se o site é realmente o oficial, até priorizar os marketplaces, que são mais seguros e o cliente não corre o risco de comprar a mercadoria e não recebê-la”.
A pesquisa também confirmou que quase 30% dos entrevistados irão comprar pessoalmente, em lojas físicas. Flavia Mardegan, especialista em vendas e planejamento estratégico comercial, dá algumas orientações para que os comerciantes não se preocupem apenas com os descontos que serão oferecidos.
“A Black Friday é uma excelente oportunidade para conquistar novos clientes, mas o foco é todo voltado para a questão dos descontos. O desconto é importante e será a porta de entrada do cliente, mas se ele tiver uma experiência de compras diferenciada, com uma jornada tranquila e positiva, com certeza ele vai lembrar do seu estabelecimento quando precisar comprar em outros momentos. Ouça o seu cliente, entenda os seus anseios e ajude-o a satisfazer os seus desejos de compra. Invista também no pós-venda. Um cliente feliz é um cliente fiel”.
De acordo com levantamento feito pela Cielo em parceria com a Expertise, empresa especializada em inteligência de mercado, 60% dos comerciantes acreditam que vão vender mais na Black Friday deste ano do que na mesma data do ano passado. Além disso, 80% dos participantes da pesquisa pretendem dar descontos durante a Black Friday e, destes, 77% vão começar a oferecer descontos com pelo menos uma semana de antecedência à data.
Fonte: HugCom