InteressesNotíciasTurismo

MS lança programa “Bonito Cidade Ecocriativa” no FIB 2024

Compartilhar:

Bonito, principal destino de ecoturismo do Brasil, foi palco, na última semana, da 23ª edição do Festival de Inverno 2024. Além da agenda musical e cultural, durante o evento – encerrado neste domingo (25), foi lançado o programa ‘Bonito Cidade Ecocriativa’, de incentivo a práticas responsáveis associadas ao turismo.

O destino já conta com ações voltadas à neutralização de carbono, contribuindo com os objetivos do Programa Estadual de Mudanças Climáticas. Uma delas é a compensação de carbono, realizada pela Compensei, com o apoio da Secretaria Estadual de Turismo, Esporte e Cultura.

“Este ano, em especial, lançamos o ‘Bonito Cidade Ecocriativa – Smart City’, um movimento que já vem acontecendo há quase dois anos e que vai trabalhar uma série de eixos estratégicos. Queremos levar Bonito para um próximo nível, mantendo o destino na vanguarda de destinos responsáveis e como o principal destino de ecoturismo do país”, disse o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling.

O ‘Bonito Cidade Ecocriativa’ possui quatro eixos estratégicos principais:

  1. a educação, que pretende gerar novas oportunidades para os jovens acessarem novos conhecimentos, além de apoiar a qualificação permanente do trade e colaboradores;
  2. sustentabilidade, para promover novas práticas que contribuam para a redução das emissões de carbono no setor do turismo (água, energia, resíduos);
  3. economia criativa, que vai apoiar a comunidade em estratégias que incentivem uma governança comunitária efetiva, que permita acesso à cultura e ao lazer e que incentive a economia criativa associada ao turismo;
  4. e a inovação, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de soluções tecnológicas e inovadoras para os desafios do destino turístico de Bonito.

Estratégias

Com a certificação de Bonito como 1º Destino de Ecoturismo Carbono Neutro do mundo em 2022, a FundturMS e o município de Bonito internalizaram as necessidades relacionadas à emergência climática e vêm construindo estratégias que promovam a descarbonização do turismo local.

Um desdobramento do trabalho foi a elaboração do plano de ação climática, com o estabelecimento das metas de redução, em conformidade com as tendências globais no desenvolvimento de soluções de mitigação de emissões de carbono.

Dentre os compromissos assumidos no âmbito da Declaração de Glasgow, a Fundtur-MS está apoiando os trabalhos para o 2º ciclo de inventário de emissões de gases de efeito estufa do turismo em Bonito, com vistas à certificação pela Green Initiative, umas das certificadoras reconhecidas pela ONU Turismo, numa jornada que envolve a coleta de dados de forma contínua e sistemática, em conformidade com o GHG Protocol e o mercado regulado de carbono.

Segundo dados do Observatório do Turismo de Bonito, o destino recebeu 30.491 turistas em julho de 2024, número recorde em comparação ao mesmo período nos últimos nove anos.

Assim, ao mesmo tempo que o crescimento do número de turistas em Bonito indica o potencial de impacto econômico da atividade, o aumento expressivo aliado à crise climática faz necessária uma preparação para administrar os desafios que se impõe como: conservação dos recursos naturais, mitigação das emissões de gases de efeito estufa e adaptação às mudanças climáticas, trabalho decente, redução de impactos sociais, dentre outros.

 

Fonte:MeEventos 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo