InteressesNotícias

Turismo de experiência: Sebrae oferece programa para empresários de Bonito e Rota Serra e Charme Paxixi

Compartilhar:

“Criando produtos turísticos de experiência” é o novo programa do Sebrae em Mato Grosso do Sul para apoiar empreendedores do segmento a aprimorarem a oferta de passeios e atrações aos visitantes. A iniciativa foi lançada nessa segunda-feira (29), na sede do Polo Sebrae de Ecoturismo, em Bonito, com a presença de lideranças e empresários ligados ao setor.

Com duas vertentes de atendimento, o programa contempla empreendedores de Bonito e da Serra da Bodoquena, além de empresários integrantes da Rota “Serra e Charme Paxixi”, no distrito de Camisão, em Aquidauana, região considerada porta de entrada para o Pantanal Sul. Segundo o gerente da Regional Oeste do Sebrae/MS, Matheus Oliveira, a metodologia trazida para o Estado é consolidada na região Sul do país.

“O programa visa, realmente, fazer a diferença nos empreendimentos de Bonito e Camisão, trazendo um conteúdo transformador para a vida do pequeno empresário. Essa é uma metodologia que já atendeu mais de 650 empresas de turismo na região Sul do Brasil, então, decidimos implementá-la aqui para apoiar os empresários de MS no enriquecimento da experiência dos visitantes. O Sul é uma referência em turismo, com destinos como Gramado e Bento Gonçalves, e queremos trazer essa excelência para nossa região”, destacou Matheus.

Representantes do Sebrae/MS, da Aecopaxi, da Associação dos Atrativos Turísticos de Bonito e lideranças locais participaram do lançamento do programa.

Para a presidente da Associação dos Empreendimentos do Corredor Turístico Paxixi (Aecopaxi) e do Conselho Municipal de Turismo de Aquidauana, Miriam Coura Aveiro, a expectativa é que a partir da metodologia, os empreendedores possam melhorar os atrativos oferecidos ao público.

“Nós da Aecopaxi, estamos nos organizando enquanto destino turístico em Mato Grosso do Sul. Estruturamos a Rota “Serra e Charme Paxixi” com o acompanhamento do Sebrae e continuamos em busca de treinamentos. Queremos ter acesso a mais conhecimento para transformar Camisão em um destino turístico responsável e sustentável”, pontuou.

De acordo com o presidente da Associação Empresarial de Bonito e diretor-secretário da Associação dos Atrativos Turísticos do município, Lucas Alves Ferreira, o programa se faz relevante para auxiliar os empresários, já que a experiência do turista em Bonito vai além dos atrativos, abrangendo também todos os aspectos do atendimento e a necessidade de trazer a cultura local.

“Para acompanhar os avanços do turismo, é de fundamental importância que todos os empresários da região estejam por dentro das tendências nacionais e internacionais, e esse programa vem permitir essa conexão. Faz com que o empresário tenha capacidade de se desenvolver, acompanhar as referências e, acima de tudo, proporcionar experiências cada vez melhores que agreguem aspectos da cultura local e um serviço de mais qualidade para quem visitar Bonito e a Serra da Bodoquena”, ressaltou.

Inspiração para os empreendedores

Para apresentar aos empreendedores como atrair o público a partir do turismo de experiência, o evento trouxe, junto com o lançamento do programa, o painel “Transforme seu negócio em experiências encantadoras” com a participação de Tatiana Brandão Perim, da Ekôa Parque, que fica em Morretes, no Paraná, e Vanessa Pereira Cantelli, da Pousada Cantelli, localizada em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.

Empreendedoras do Rio Grande do Sul foram convidadas para compartilhar experiências com os empresários de MS.

As empreendedoras convidadas apresentaram aos empreendedores de MS como consolidaram os empreendimentos no ramo turístico. “Iniciamos a nossa trajetória no turismo pensando numa possibilidade de trazer uma segunda fonte de renda para a família além da agricultura e inauguramos com três acomodações apenas. Tínhamos o roteiro Caminhos de Pedra engatinhando e hoje em dia somos reconhecidos pelo público como uma das 15 melhores pousadas do país”, contextualizou Vanessa, da Pousada Cantelli.

Para os empreendedores que assistiram ao painel, o bate-papo trouxe novas perspectivas. “Já trabalhei a questão das experiências em nossos produtos, mas sempre busco melhorar. Então, toda vez que vejo algo novo, penso em como podemos adicionar mais valor e o Sebrae sempre foi nosso parceiro nessa jornada. Espero poder adquirir esse novo produto e continuar fazendo melhorias”, expôs Thayanni Ribeiro, sócia proprietária da Cavalgada Recanto do Peão.

Para a gerente administrativa do grupo Serra da Bodoquena, Márcia Ferreira, conhecer histórias de outros empreendedores mostra que as possibilidades de melhoria, muitas vezes, estão mais próximas do que se imagina “Fiz várias anotações e estou inspirada para implementar algumas ideias nos empreendimentos do Grupo. Às vezes a gente não precisa alterar todo um layout e mudar as coisas, mas pode implementar melhorias e transformar a experiência do cliente ali na vivência que ele está tendo conosco”, ponderou a gestora.

Empresários tiveram a oportunidade de conhecer histórias de sucesso e entender o funcionamento do novo programa do Sebrae/MS

Inscrições abertas para o programa

São 30 vagas disponíveis para os interessados em participar do programa “Criando produtos turísticos de experiência”, oferecido pelo Sebrae/MS – 10 delas são voltadas para os empresários integrantes da Rota Serra e Charme Paxixi, em Camisão; e 20 são destinadas aos empreendedores da região de Bonito e Serra da Bodoquena.

Por meio da metodologia é oferecido acompanhamento por quatro meses, de agosto a novembro de 2024, com mentorias e workshops relacionados ao tema para possibilitar que os participantes compreendam o território em que estão inseridos, além de aprenderem técnicas e ferramentas para a consolidação de produtos de experiência ou para aperfeiçoamento das atrações que já oferecem. Também está prevista a participação do grupo em rodada de negócios para acesso a novos mercados e possibilidades de parcerias.

Além do pacote tradicional, os interessados podem adquirir uma jornada diferenciada que prevê uma imersão vivencial na Serra Gaúcha. O pacote traz uma missão empresarial que permite ao participante trocar experiências e vivenciar opções oferecidas por outras empresas do segmento presentes no Rio Grande do Sul.

Os interessados em participar podem se inscrever até o dia 9 de agosto, de forma on-line, pela loja do Sebrae/MS. Para a aquisição do pacote tradicional, clique aqui. Já quem deseja adquirir a metodologia junto com a missão empresarial, deve fazer a inscrição aqui. Mais informações podem ser obtidas por meio da Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.

Fonte:Agsebrae

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo