A 8ª edição da FLIB (Feira Literária de Bonito) teve início na noite desta quarta-feira (3), com expectativa de reunir mais de dez mil pessoas de todos os cantos do país. Com o tema “As fronteiras e as travessias”, o evento reúne nomes da literatura nacional e regional no município turístico.
Esse é o caso de Débora Garcia, 55 anos, que veio conhecer Bonito e adorou a experiência literária. “Sensacional. Somos de São Paulo (SP) e foi uma coincidência maravilhosa. Minha filha escreve, é poeta, e estamos muito felizes com todo o destaque dado para a literatura. Fui recepcionada por um repentista, conversamos bastante e fiquei encantada”, descreveu.
A programação desta quarta-feira (3) inclui nomes como Guga Borba, Erica Espíndola e Flávio Bernardo. Antes disso, a abertura oficial do evento teve apresentação dos poemas escritos por alunos da gestão municipal.
“O momento é de agradecer. Esse festival fomenta nossa cultura e nosso turismo. Bonito é uma cidade do mundo, e receber um evento tão importante para a literatura conta muito”, destacou o prefeito Josmail Rodrigues (PSDB).
Gratuita, a programação também inclui oficinas literárias, rodas de conversa e palestras. Os homenageados desta edição serão: Helio Serejo, Graciliano Ramos e Aglay Trindade, reconhecidos por suas contribuições à literatura regional e nacional.
Oficinas de cinema com a cineasta Marinete Pinheiro e de teatro com a atriz e diretora Ligia Tristão Prieto também serão oferecidas. Antonio Pitanga participará de uma conversa sobre literatura e o cinema novo, e para homenagear Graciliano Ramos, será projetado o filme “Vidas Secas” na Praça da Liberdade.
Lançamentos de livros – Neste ano, serão lançadas as seguintes obras: Grupo Acaba: A História dos Cantadores do Pantanal, de Rodrigo Teixeira; Besouro-Tigre, de Gustavo L. Ribeiro; Uma Colcha de Retalhos, Ela Disse, de Jander Gomes; Diálogos do Ócio, de Bosco Martins; Anninha em: Será que a Vaca quer Acabar com o Planeta?, Helen Fernanda Gomes; Dupla Identidade, de Isabel Fiorese; Beata Laura Vicuña, de Irmã Nilda Rangel; Fim de Plantão, de Rodrigo Ostemberg; O Pantanal em 4 Tempos, de Percival Gomes, e Nudes, de Eva Vilma.
As crianças também terão espaços exclusivos, como a Tenda Flibinha, e uma programação pensada especialmente para elas. Além de um circuito cultural infantil, haverá contação de histórias com Badaiá e a oficina “Palavras Poéticas”, com Vini Willyam. Ramona Rodrigues preparou um varal de brinquedos, seguido de oficina.
Fonte:CGN