A história do chef de cozinha Sylvio Trujillo muito se conecta com a história da gastronomia de Bonito-MS. Paulista criado em Itaquera, há mais de 18 anos ele trocou a cidade da garoa pelo município considerado a Capital do Ecoturismo no Brasil. Apaixonado pela arte de cozinhar, Sylvio aprendeu desde cedo que a culinária vai muito além da simples elaboração de um prato.
Assim como muitos criados na periferia, Sylvio começou a trabalhar muito novo em restaurantes de São Paulo como garçom. Vivendo o dia a dia de uma cozinha, foi servindo os clientes e lavando pratos que o simples menino descobriu o amor pela culinária. Sua trajetória profissional começou modestamente, trabalhando em restaurantes locais e absorvendo todo o conhecimento que podia sobre técnicas e ingredientes.
Com o passar dos anos, sua habilidade na cozinha o fez destacar-se dos demais, e logo foi convidado para trabalhar em novos lugares. Em São Paulo, passou por renomados restaurantes e hotéis como o Gran Meliá WTC, Hotel Unique, Restaurante Skye, Hotel Fasano e Restaurante Nonno Ruggero, até chegar a oportunidade de atuar no exterior.
“Depois de São Paulo, tive a oportunidade de trabalhar na cidade de Genova, na Itália, e também em navios percorrendo o Mar Mediterrâneo. Nos cruzeiros rodei todo o mundo e isso me fez aprender diversas culturas, apreciar novos pratos e agregar novos valores ao meu cardápio”, pontua.
No entanto, o verdadeiro ponto de virada em sua carreira foi quando decidiu mudar-se para terras bonitenses. A passeio em família em Mato Grosso do Sul, Sylvio arriscou tudo e comprou um terreno na cidade interiorana.
Vindo para Bonito-MS, ele e sua família se adaptaram ao estilo de vida e Sylvio começou a trabalhar nos grandes restaurantes e hotéis da cidade. Foi quando o conhecido Hotel Marruá o chamou para trabalhar na cozinha para revolucionar a gastronomia do local.
Com a chegada da pandemia, Sylvio viu as dificuldades baterem na porta novamente. Para inovar, ele decidiu criar uma empresa de consultoria gastronômica para grandes hotéis e restaurantes da região.
“Na pandemia recebi uma proposta para ajudar o EcoPark Porto da Ilha, que assim como todos, passaram por dificuldades devido às restrições do Covid-19. Foi aí que surgiram as consultorias. No EcoPark me apresentaram um projeto de reestruturação total e reconstruímos toda a estrutura atrativa e gastronômica do local. Logo, comecei a prestar consultorias para outros lugares também, como Boca da Onça e Nascente Azul”, afirma.
Inspirado pela beleza natural e pela rica cultura culinária da região, Sylvio decidiu ir além para realizar seu sonho de empreender. Foi assim que nasceu o Bacuri Cozinha Regional, o novo restaurante sob sua liderança que rapidamente conquistou o paladar dos moradores e dos turistas que visitam a cidade.
Com uma proposta de resgatar memórias afetivas através da comida, o restaurante ganhou fama por sua culinária criativa, que combina a gastronomia contemporânea e a valorização da culinária regional.
“O Bacuri tem a alma sul-mato-grossense, ele veio para resgatar as memórias que foram perdidas ao longo dos anos. Nossa gastronomia foi pouquíssimo catalogada, é raro encontrarmos livros com receitas sul-mato-grossenses e esse é o nosso propósito: fazer uma imersão pelas raízes da nossa terra, em uma viagem de sabores única”.
Para isso, Trujillo conta que foi em busca de receitas visitando as cidades do Mato Grosso do Sul e do Pantanal, como Porto Murtinho, Corumbá e Maracaju. No cardápio, o Cupim de Colher, a Piraputanga Corumbaense, o Frango com Bori Bori e o Sashimi do Piloteiro são algumas das obras-primas desenvolvidas por Sylvio.
Além da própria culinária, o Bacuri Cozinha Regional foi pensado em proporcionar experiências únicas aos clientes que visitam a casa. Desde a recepção, todo o ambiente remete a cultura regional com peças e decoração criadas por artistas, como Buga Peralta, Hemerson Silva e Claudia Medeiros.
Ao longo de sua carreira, o chef se tornou referência quando o assunto é gastronomia criativa. Sul-mato-grossense de coração, Sylvio Trujillo continua a evoluir e inovar, mantendo-se sempre fiel à sua essência de celebrar os sabores autênticos do Mato Grosso do Sul.
O Bacuri Cozinha Regional está localizado na Rua 24 de Fevereiro, 2268 – Centro, em Bonito-MS. Para mais informações, acesse o site, as redes sociais ou entre em contato pelo telefone (67) 9140-0299.
Fonte:CGN