Novos dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (14) revelam uma expansão preocupante dos casos de febre Oropouche por todo o território brasileiro.
Até o momento, o país já registra 5.102 casos confirmados da doença, com uma distribuição significativa de 2.947 casos na região amazônica e 1.528 em Roraima.
Além disso, há registros ou investigações em andamento em diversos outros estados, incluindo Bahia, Acre, Espírito Santo, Pará, Rio de Janeiro, Piauí, Roraima, Santa Catarina, Amapá, Maranhão e Paraná.
Os dados, atualizados até o dia 15 de março, ressaltam um aumento na disseminação da febre Oropouche para além da região Norte, onde a doença inicialmente se concentrava.
A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, alerta para essa mudança de cenário:
“Há algumas semanas está acontecendo um espalhamento para outras regiões do Brasil. A gente não está só naquela concentração na Região Norte, que foi o primeiro momento. A gente acreditou que ia ficar concentrado, mas vimos que houve um espalhamento”.
Maciel também destaca os esforços do governo para lidar com essa nova ameaça, incluindo a introdução de vigilância específica para a febre Oropouche e a distribuição de testes para diagnóstico em toda a rede de laboratórios do país. “Estamos monitorando de perto e entendendo melhor essa nova arbovirose”, afirma.
A maioria dos casos confirmados da febre Oropouche ocorre em adultos jovens, com idades entre 20 e 29 anos, seguidos pelas faixas etárias de 30 a 39 anos, 40 a 49 anos e 10 a 19 anos.
Fonte:CE