A morte da sucuri Ana Julia, no último final de semana, está sendo investigada pela Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, com apoio da Polícia Militar Ambiental (PMA). O animal foi encontrado sem vida, com suspeita de tiros, às margens do rio, em Bonito (MS).
Porém, desde a denúncia da morte da cobra, conhecida como Ana Julia e Vovozona, uma coisa vem chamando atenção, por que o nome dela era Ana Julia? Segundo informações do documentarista Cristian Dimitrius, que fazia diversos ensaios fotográficos da cobra, o nome foi escolhido durante uma expedição em 2014.
Ele disse, ainda, que o nome Ana Julia é uma ligação com à tradução da palavra “sucuri”, que em inglês significa anaconda. Além de ser uma mistura em homenagem à música Anna Júlia, da banda brasileira Los Hermanos.
“A gente não tinha um nome em mente, mas aí começamos a entender cada animal melhor. Com o passar do tempo, estudamos e tentamos entender melhor cada local. Quando pensei em Ana, de anaconda, a primeira coisa que veio na cabeça foi Ana Julia, principalmente por conta da música dos Los Hermanos”, disse Dimitrius.
Apelido Vovozona
Com dois apelidos, a sucuri era chamada também de Vovozona, criado por outros instrutores de passeios pelo rio Formoso. O apelido foi associado ao tamanho e a idade da cobra, que tinha quase 7 metros de comprimento e mais de 10 anos.