Em 2024, o outono começa na próxima terça-feira (18), às 23h06, e termina dia 20 de junho, às 16h51h. Este ano a estação será marcada por pouca chuva, longos períodos de estiagem e umidade baixa.
Os primeiros dias da estação de transição entre o verão e o inverno serão marcados por temperaturas máximas elevadas em boa parte de Mato Grosso do Sul, além de pancadas de chuvas isoladas e fracas nos finais de tarde. O calor e a umidade continuam com as máximas acima dos 30 graus e umidade relativa do ar acima de 65% até metade de abril.
As informações foram divulgadas em prognóstico elaborado pelo centro de estatística da Uniderp, com dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), e outros centros de pesquisa.
Segundo o estudo, conforme os dias avançarem, as chuvas terão tendência a diminuir e o céu a ficar mais claro, por conta da perda de umidade em evidências de dias mais secos. As tardes serão quentes e abafadas e as mudanças de tempo ocorrerão às vezes com estiagens, outras vezes quedas nas temperaturas, chuvas rápidas e, à noite, ventos fortes também podem ocorrer.
A tendência é de que a frequência de nevoeiros seja baixa, ocorrendo sempre que a manhã for fria e a umidade alta, decorrentes das inversões térmicas. Há possibilidade de frio em maio, com maior intensidade já em junho.
No final da estação, há chances de geadas quando as temperaturas atingiram abaixo de cinco graus em locais mais baixos, nas regiões Sul, Sudoeste e central do estado.
Em dias considerados normais, as temperaturas devem apresentar diferenças entre a mínima e a máxima diária, com a máxima acima dos 30 graus a tarde e abaixo de 20 graus pela manhã.
El Ninõ e La Ninã – As temperaturas das águas do oceano pacífico ainda estão mais quentes que a média e o El Ninõ deve persistir até o próximo mês, quando o modelo climático do Centro Europeu de Previsões Meteorológicas a Médio Prazo prevê águas mornas no oceano Pacífico equatorial.
Essas condições indicam a presença de um evento de curta neutralidade nos próximos dois meses, começando em abril até junho. O prognóstico conclui que o outono será neutro com provável La Ninã no final da estação. Essa mudança pode resultar em chuvas abaixo do esperado, além de temperaturas mais frias em maio e junho.
Temperaturas – Em março, as temperaturas mínimas ficarão acima da média em todo o estado. Já em abril, acontecem as primeiras friagens no centro-sul do estado. A partir de março, fará frio no sul, sudoeste, leste e central do Estado. Junho enfrentará frio mais intenso no começo do mês e chance de fracas geadas no extremo sul.
Nos meses de maio e junho, é esperada temperaturas abaixo dos 18 graus na região Norte, abaixo de 16 graus na região Leste, abaixo de 14 graus nas regiões Central e Sudeste e abaixo dos 10 graus entre Dourados ao extremo sul. Em Corumbá, Ladário e Porto Murtinho, a temperatura pode chegar aos 14 graus.
Fonte:CGN