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Com novidades, Nascar Brasil esquenta asfalto do Autódromo de Campo Grande nesta quinta

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Os trabalhos da Nascar Brasil no Autódromo Internacional de Campo Grande começam nesta quinta-feira (14) com diversas novidades. Os pilotos esquentam os motores para abertura da temporada 2023 na Capital, que vai até domingo (17).

Por marcar o retorno à Campo Grande após cinco anos e por ser a primeira etapa da temporada, a quinta-feira terá atividades de pista com treinos extras. A Copa Truck, Nascar Brasil e a Copa Hyundai HB20 fazem parte da programação.

Enquanto na sexta acontecem os treinos livres, no sábado os pilotos se classificam e dão início às corridas. Os torneiros oficiais só terminam no meio da tarde do domingo. Os portões abrem ao público no sábado (16) e domingo (17), a partir das 8h.

Além disso, a Nascar Brasil desembarca em Campo Grande recheada de reformulações para esta temporada. Sem repetir nenhuma praça, o campeonato passará por oito circuitos brasileiros e vai encerrar com uma grande novidade ainda a ser anunciada.

Entre as principais atrações que já estreiam em solo sul-mato-grossense, estão as novas divisões de pilotos e o sistema de pontuação e descarte, bem como o agrupamento de pilotos em equipes. Depois do primeiro dia, durante a noite desta quinta, alguns pilotos participam de um amistoso em Campo Grande.

Confira as novidades:

Nascar Challenge

O grid terá uma subdivisão, a qual será chamada de Nascar Challenge. Esta classe reúne pilotos ou duplas sem títulos na classe PRO nos anos anteriores dentro da próxima categoria, e pilotos vindos do kartismo, sem títulos nacionais nas categorias graduados e shifter graduados.

Além disso, em ambas as divisões, os Rookies (pilotos estreantes) também serão segmentados e premiados. Os dois campeões (um por divisão) do campeonato Overall serão gratificados na cerimônia de premiação da Nascar Awards nos Estados Unidos, a cada temporada.

Super Pole

Outra novidade se encontra na Super Pole, que estará presente em todas as etapas do calendário do Campeonato Brasil da categoria. Neste classificatório especial só participam os seis pilotos que melhor performaram no classificatório e valerá para as seis primeiras posições no grid da segunda corrida.

Além disso, estes competidores somam pontos na tabela de classificação geral, individualmente, conforme sua posição ao final desta especial, seguindo a seguinte tabela:

  • 1º colocado – 05 pontos
  • 2º colocado – 04 pontos
  • 3º colocado – 03 pontos
  • 4º colocado – 02 pontos
  • 5º colocado – 01 ponto
  • 6º colocado não pontua

Com isso, o treino classificatório passa a ter a seguinte dinâmica: duas tomadas de tempo de 10 minutos com todos os veículos concorrendo no mesmo instante na pista.

Na sequência, é disputado o Super Pole com mais cinco minutos de box aberto, e, no caso de carro formado por duplas, não haverá obrigatoriedade na escolha do piloto.

Descartes

O regulamento para descartes também sofreu alterações. Agora, na soma total de pontos, que englobam a tabela Overall, haverá apenas o corte do pior resultado no torneio Special Edition (duas etapas – sendo a pontuação dos dois classificatórios, mais as das seis corridas) e outro no campeonato Brasil (cinco etapas – somando a pontuação das Super Poles e das 10 corridas).

Logo, será descartado o pior resultado de cada piloto, ou pilotos, quando participarem em dupla. As pontuações da oitava e última etapa (do classificatório, da Super Pole e das duas corridas), não entram neste critério de corte e, logo, não são descartáveis.

Equipes

Os pilotos também serão agrupados em equipes, a partir desta temporada. Além de participar dos ajustes das barras estabilizadoras, distribuição de freios, calibragens e asa traseira, agora os competidores também poderão afinar a carga das molas, o que não era permitido em outras edições.

Aos Rookies serão concedidos alguns benefícios. O primeiro deles se refere ao “Boost”. Estes terão direito a acionar o botão, que aumenta a potência do motor por alguns segundos, duas vezes por corrida. Também terão a oportunidade de eventualmente, conforme orientação da organização da prova, de participar de treinos extras.

Regras da Nascar americana

As regras praticadas na Nascar americana e adotadas pela Nascar Brasil serão mantidas para a temporada 2024.

São elas:

Largadas em fila indiana dupla: tanto no início das provas, como nas relargadas após o Safety Car, serão realizadas neste formato e em movimento;

Free Pass (Lucky Dog): benefício concedido, quando autorizado pelo diretor de prova, ao primeiro retardatário que não estiver na mesma volta que o líder, e que o possibilita a ser reposicionado no último lugar do pelotão dos primeiros colocados dentro daquela mesma volta. O procedimento é aplicado uma vez por corrida, quando acionado o Safety Car, e cabe às autoridades da prova coordenar com a cronometragem o novo posicionamento deste piloto.

Não finalizar em Safety Car: as provas, previstas para terem duração de 25 minutos mais uma volta, poderão ser esticadas em até duas voltas, haverá autonomia ao diretor de prova para estender a corrida em uma ou duas voltas.

Provas diferenciadas

No calendário deste ano serão mantidas as atrações que já fazem parte da história e tradição da categoria. Como a “#GuestRace”, que voltou na temporada passada, depois de três anos, com a participação de Paul Tracy e, neste, deve contar com a participação de um dos competidores da Nascar Internacional para compor o grid junto com os demais titulares.

Outra prova que ganhará destaque e entrará para o calendário é a “#100miles” em Cascavel (PR). Outras etapas especiais que foram consagradas na categoria em seus treze anos de existência, estarão presentes na Nascar Brasil.

Entre elas, a “#InverseRace”, com grid invertido para os oito primeiros; a tradicionalíssima “#NightChallenge”, corrida noturna; além da decisiva “#MatchPoint”.

Transmissão da Nascar

Caso a população não consiga acompanhar de perto ou queria continuar vendo as outras etapas fora de MS, a BandSports exibirá todas as emoções da Nascar Brasil, ao vivo, a última corrida de cada etapa, junto com os momentos da Corrida 1 do fim de semana.

As corridas também terão transmissão ao vivo via streaming no YouTube, nos canais da @NASCARBrasil, @MotorsportBrasil e Portal Hight Speed. Além disso, haverá cobertura dos bastidores nas plataformas digitais da competição.

Programação de quinta-feira

  • 15h00 – Copa Hyundai HB20 – Treino Extra
  • 16h00 – Copa Truck – Treino Extra (passando pelos boxes)
  • 17h10 – Copa Hyundai HB20 – Treino Extra
  • 17h40 – NASCAR Brasil – Treino Mustangs
  • 19h00 – Track Walk

Ingressos à venda

São cinco modalidades de ingresso: Paddock, Passe de Visitação, Arquibancada e Alambrado com ou sem visitação. Algumas dessas modalidades possuem a opção de compra para os dois dias de evento ou só para o domingo, com valores a partir de R$ 23.

A venda dos ingressos será feita exclusivamente até sexta-feira (15) por meio do site oficial e o pagamento pode ser efetuado por Pix ou em três vezes no cartão de crédito.

Por conta de o Autódromo Internacional de Campo Grande ser localizado em uma rodovia federal (BR-262), não será permitido o consumo e a venda de bebidas alcoólicas.

Cada pessoa poderá levar cinco itens, entre eles os industrializados (devidamente lacrados), como biscoitos, torradas, barras de cereal, frutas cortadas e sanduíches acondicionados em embalagem transparente e não rígida. Cada pessoa poderá levar duas garrafas plásticas, com água, de 500 ml cada.

Além disso, a organização permite guarda-chuva, sombrinha, guarda-sol, cadeiras de praia e tenda de no máximo 3X3 metros. A classificação mínima é de cinco anos.

 

Fonte:MM

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