DestaqueNotícias

Em MS, 419 pessoas já nasceram no dia 29 de fevereiro

Compartilhar:

A cada quatro anos, volta a ganhar destaque as curiosidades sobre nascidos no dia 29 de fevereiro, nos anos bissextos. Apenas em Mato Grosso do Sul, 419 pessoas já foram registradas com nascimentos nessa data. No País, o número chega a 6,6 mil.

Os dados são da Central Nacional de Informações do Registro Civil (CRC Nacional), administrada pela Arpen-Brasil e que conta com os registros de todos os nascimentos em território nacional.

No último ano bissexto, em 2020, 74 pessoas nasceram em MS nesta data. Hoje, sabe-se que pelo menos uma criança nasceu por cesariana marcada, na Santa Casa de Campo Grande, conforme informou a assessoria.

Questionada sobre a procura ou recusa por cesáreas no dia 29 de fevereiro, a médica obstetra, Camila Arantes Insuela, fala que o tema divide opiniões: “tem gente que não quer, mas tem gente que pede para ser nesse dia”, explica.

Registro e aniversário

Há um dilema comum a todos os nascidos em 29 de fevereiro: como comemorar o aniversário se a data ocorre somente de quatro em quatro anos.

Além disso, questiona-se a possibilidade de a família registrar o nascimento em uma outra data.

As regras dos Cartórios de Registro Civil determinam que deve-se proceder retratando fielmente a realidade dos fatos, ou seja, se uma criança nasceu no dia 29 de fevereiro, o seu registro de nascimento deverá ser feito com esta data.

A certificação da data vem descrita no documento que serve de base para o registro em cartório: a Declaração de Nascido Vivo (DNV), emitida pelo hospital e assinada pelo médico no momento do nascimento.

“A única peculiaridade é que essa data só existe de quatro em quatro anos. O procedimento de registro é normal e a prática não muda em nada”, explica o vice-presidente da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais de Mato Grosso do Sul (Arpen-MS), Lucas Zamperlini.

Quanto à celebração do aniversário, ela fala que é uma questão pessoal de cada núcleo familiar.

“Tem gente que prefere antecipar para o dia 28 para ficar dentro do mês que nasceu. E outras preferem comemorar no dia 1º de março, que em tese seria uma data mais lógica para substituir o dia 29”, completa.

Anos anteriores

Em 2020, último ano bissexto no Brasil, foram registrados 74 nascimentos em todo o território sul-mato-grossense, número pouco inferior aos 114 nascidos em 2016.

Em 2012 foram totalizados 63 nascimentos e, em 2008, registraram 51 nascidos vivos.

Ano bissexto

O ano bissexto foi criado pelos romanos na época do imperador Júlio César para adequar o calendário ao tempo que o planeta Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol.

Como uma translação (volta ao redor do Sol) é feita em 365 dias, cinco horas, 48 minutos e 36 segundos, esse tempo que “sobra” é arredondado para seis horas e, após quatro anos, somam-se 24 horas — ou seja, um dia a mais no ano (29 de fevereiro).

Essa é a 504ª ocorrência do ano bissexto na Era Comum.

*Com informações de Arpen-MS- CE

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo