O volume de vendas do comércio varejista ampliado de Mato Grosso do Sul, – que inclui veículos, motos, peças e material de construção -, acumulou queda de 16,4% no ano passado. Em dezembro foi registrado retração de 3,2% na série com ajuste sazonal. Os dados foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e fazem parte da PMC (Pesquisa Mensal do Comércio).
No mês passado, o comércio varejista restrito caiu 0,5% se comparado a novembro, na série com ajuste sazonal. O acumulado no ano chegou a 2,2%.
Brasil – No País, o setor fechou o ano no positivo, com acumulado de 1,7%, resultado superior ao ano de 2022. Já de novembro para dezembro, a queda foi de 1,3%.
Ainda conforme a pesquisa, as vendas do comércio varejista no mês passado mostraram recuo em 13 das 27 unidades da federação, com destaque para: Espírito Santo (-14,3%); Rio Grande do Sul (-2,9%) e Paraná (-1,8%). Por outro lado, as principais altas ficaram nos estados de Alagoas (3,5%); Amapá (3,1%); e Goiás (3,0%).
No varejo ampliado, a variação nesse indicador teve resultados negativos em 20 Unidades da Federação. Espírito Santo (-6,9%); Paraná (-5,0%); e Tocantins (-4,7%). Os resultados positivos ficaram para Alagoas (2,3%); Amapá (1,8%); e Distrito Federal (1,6%).
Fonte:CGN