Inéditos em MS, sapo de “bolinha” e espécie de cobra são achados de expedição
Raridades nunca registradas em Mato Grosso do Sul foram encontradas vivendo dentro do Parque Natural Municipal do Pombo, que fica em Três Lagoas. Elas são o sapo “cururuzinho de bolinha” e a cobra “papa-minhoca”. Além deles, foi registrado pela terceira vez no Estado o avistamento do calango de barriga estriada.
Os achados são o resultado de uma expedição de nove dias pelo local, que é reservado à pesquisa e mantido pela Prefeitura de Três Lagoas. A busca foi feita este ano.
No total, foram catalogadas 40 espécies, sendo 18 de répteis e 22 de anfíbios.
Pesquisa – A expedição científica foi formada por 18 pesquisadores e universitários da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora). O grupo é responsável pela pesquisa “Biogeografia e diversidade genética da herpetofauna dos domínios morfoclimáticos do Mato Grosso do Sul”.
Os registros de espécies contribuem para entender a biodiversidade local. As descobertas serão descritas em um artigo científico e veiculadas em publicações especializadas.