Após 10 dias pegando fogo, a Serra do Amolar finalmente respira livre dos focos nesta segunda-feira (5). Incêndios começaram a atingir a região pantaneira em 27 de janeiro, num mês chuvoso e atípico para essas ocorrências.
Brigadistas estão deixando o local neste momento, segundo o coordenador das operações de combate aos incêndios do IHP (Instituto Homem Pantaneiro), coronel Ângelo Rabelo.
“Estamos desmobilizando aqui já, graças a Deus, a situação do fogo está sob controle. Começamos ontem, e hoje sai a última turma de brigadistas”, ele falou.
Até o último sábado (3), cerca de 30 mil hectares haviam sido consumidos pelas chamas. O balanço oficial da área total queimada ainda não foi divulgado pelo Corpo de Bombeiros.
Dificuldades – A Serra do Amolar é um região de difícil acesso, que está alagada. As equipes empregadas tiveram que atuar no combate terrestre, na água e no ar, com dois helicópteros.
Equipe extra de quatro militares foi enviada no sábado (2), para vencer o fogo. Chuvas que caíram na região na semana passada também acabaram ajudando.
Fonte:CGN