NotíciasTecnologia

Banco Central anuncia o PIX automático, que permitirá programar pagamentos

Compartilhar:

O meio de pagamento mais popular do Brasil vai ganhar mais uma modalidade: o Pix automático.

A meteorologista Isabela Ecard está entre os quase 157 milhões de usuários do Pix. Ela começou a usar o sistema timidamente, mas com o passar do tempo, fez do Pix a principal forma de pagamento e transferência de dinheiro.

“Usava tanto no dia a dia, para pagar em estabelecimentos, fazer transferências mesmo entre as pessoas, que eu comecei também para pagar contas fixas, porque alguns lugares dão algumas vantagens. Então, assim, eu vi que o Pix estava presente em todos os momentos do meu dia”, conta.

Esta semana, o Banco Central anunciou uma nova modalidade do Pix, que vai ampliar as possibilidades de uso da ferramenta. O chamado Pix automático vai permitir ao usuário programar pagamentos rotineiros por um prazo definido. Vai funcionar como o débito automático nas contas correntes, mas só pode ser feito para pessoas jurídicas, com CNPJs ativos.

O usuário agenda o pagamento de uma conta para um dia específico, pelo período que quiser: por uma semana, um mês, um ano. O Pix automático poderá ser usado, por exemplo, para pagar mensalidades de escola, academia, condomínios e clubes. E também por serviços de internet, sites e streaming, além de fazer o parcelamento de seguro, de empréstimo e de consórcio.

As empresas terão que oferecer de graça o serviço do Pix automático, mas segundo o Banco Central, elas devem se beneficiar com a redução no custo de cobrança que pagam hoje às instituições financeiras. Há também a expectativa de que a nova modalidade do Pix ajude a reduzir a inadimplência.

Algumas das possibilidades para pagamento com o Pix automático — Foto: JN

Os valores serão debitados sem a necessidade de o usuário ter que autorizar cada pagamento e o Pix automático pode ser cancelado a qualquer momento; não gera nenhuma obrigação a mais com a empresa prestadora do serviço. O cancelamento também será de graça. O Pix automático só estará disponível a partir de outubro de 2024.

“A expectativa é que essa modalidade seja bastante utilizada. A gente já percebe uma demanda muito grande, por várias empresas, de todos os tamanhos e segmentos, que precisam de uma solução eficiente, que precisam de uma solução de baixo custo e que precisam de uma solução que atinja, que abranja, uma quantidade muito grande de clientes”, diz Carlos Eduardo Brandt, chefe da Gerência de Gestão e Operação do Pix.

 

Fonte:G1

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo