InteressesNotíciasTurismo

Abismo Anhumas substitui rapel tradicional pelo elétrico e amplia público de turistas

Compartilhar:

O Abismo Anhumas, caverna alagada com maior cone em formato de calcário do mundo, localizada em Bonito (MS), substituiu o rapel tradicional (ascensão em cordas) pelo rapel elétrico.

O atrativo turístico operou com rapel tradicional de 1995-2020 e rapel elétrico de 2020 até os dias atuais. A descida no Abismo Anhumas é de 72 metros, equivalente a um prédio de 23 andares.

O rapel é um esporte praticado com uso de cordas para descida e ascensão para subida de paredões, cavernas, morros, cordilheiras, montanhas, entre outros.

Rapel tradicional é descida/subida com cordas amarradas pelo corpo, com a “força do ódio”, popularmente conhecido como esforço das pernas e braço.

Já o rapel elétrico é feito por meio de dois cabos de aço que sobe e desce mecanicamente e motorizados por eletricidade, sem uso das pernas e braços, com isso não há esforço humano. A subida é extremamente mais rápida em comparação ao rapel tradicional, isso sem contar que a contemplação é maior já que não há esforço.

Veja o antes e depois:

Rapel tradicional (ascensão em cordas). Foto: divulgação
Rapel elétrico. Foto: divulgação

A subida com rapel elétrico dura três minutos. Já a subida com rapel tradicional, dura, em média, 30 minutos, ou seja, 10 vezes mais.

Com a modernização, foi possível ampliar novos públicos, proporcionar acessibilidade e atender famílias inteiras de turistas, como pessoas com deficiência, idosos, crianças a partir de cinco anos e pessoas de pesos/medidas maiores.

Além disso, foi possível fechar dias inteiros para excursões escolares, congressos e eventos corporativos.

O Abismo Anhumas é a única caverna alagada do mundo que possui descida e ascensão/subida com rapel elétrico. A inspiração veio das mecanizações dos Bungee Jumps na Nova Zelândia e África do Sul, em especial o maior do mundo que é Bloukrans Bridge de 216 metros de altura.

De acordo com o economista e sócio executivo do Abismo Anhumas, Felipe Dias Soares Scott, substituir o tradicional pelo moderno proporciona oportunidades e acessibilidade para novos públicos.

“Chegamos a atender um casal de franceses de 95 e 97 anos que muito nos emocionou com os relatos da experiência. Por fim, a acessibilidade permitiu recebermos pessoas de pesos maiores e até um grupo de 23 motoqueiros barbudos. Todos os anos recebemos mensagens, ligações e comitivas de todos os cantos do mundo para entender nossso modelo e como operamos a duas décadas uma atividade de altíssimo risco com zero acidentes graves. Enfim, a democratização do acesso foi alcançada com a quase universalização da possibilidade e vivência e experiência”, explicou o sócio-proprietário, Felipe Scott, ao Correio do Estado.

O custo anual para manter o rapel elétrico é de R$ 1,3 milhões.

O ABISMO

Abismo Anhumas é uma caverna alagada, localizada em Bonito (MS). Abriga o maior calcário em formato de cone do mundo nas águas cristalinas de cor verde-esmeralda.

O Abismo Anhumas é uma caverna de 152 metros de altura, com descida de 72 metros (equivalente a 23 andares), com lago de águas cristalinas de 80 metros de profundidade e 51 metros de visibilidade.

A temperatura da água é de 18ºC e só é possível mergulhar até 47 metros de profundidade.

A caverna encontra-se a 23 quilômetros do centro de Bonito, município localizado a 297 km de Campo Grande. O local recebe turistas há 25 anos.

Roteiro do passeio

  1. Colocação de equipamentos de segurança
  2. Descida de 72 metros de altura através de rapel elétrico
  3. Chegada em deck flutuante
  4. Deslocamento até deck de permanência, onde um guia vai dar início à experiência
  5. Saída do bote inflável para volta no lago de água cristalina, flutuação ou mergulho (8 metros, 18 metros e 47 metros)
  6. Fim do passeio e subida de 72 metros

 

 

Fonte:CE

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo