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Governadores dos estados paraguaios do trajeto da Rota Bioceânica se posicionam pela liberação da circulação de bitrens no país

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Iquique (Chile):Os governadores dos dois estados que estão no trajeto da Rota Bioceânica no Paraguai, Alto Paraguai e Boqueirão, disseram nesta quarta-feira (29), que são favoráveis a liberação pelo governo federal do país da circulação de carretas bitrem nas suas rodovias.

O posicionamento foi feito ao g1, durante o 4º Fórum dos Territórios Subnacionais do Corredor Bioceânico Capricórnio, realizado em Iquique, no Chile.

As discussões sobre o assunto se arrastam há pelo menos seis anos no país. Em 2017, o então presidente Horácio Cartes, suspendeu a resolução que autorizava a circulação desse tipo de veículo, em razão de uma greve de caminhoneiros.

Um ano depois, em 2018, o Ministério de Obras Públicas e Comunicações do Paraguai (MOPC) baixou uma resolução liberando o trêfego das carretas bitrem somente em um trecho de pouco mais de 200 quilômetros na Ruta 5.

O objetivo era estimular a exportação de soja brasileira, principalmente a produzida em Mato Grosso do Sul, pelo porto de Concepcion, com destino ao porto de Rosário, na Argentina.

Entretanto, no ano seguinte, 2019, a resolução foi revogada, e a circulação voltou a ser proibida em todo o país.

Com o projeto da Rota Bioceânica caminhando em ritmo acelerado para sua concretização, especialmente pelas obras viárias desenvolvidas no país: a Ponte da Bioceânica, entre Carmelo Peralta (Paraguai) e Porto Murtinho (Brasil) e a pavimentação de quase 600 quilômetros na região do Chaco, o assunto voltou a ser debatido.

Governador de Boqueirão, Harold Bergen, fala sobre a liberação de bitrens no Paraguai

“Estamos falando já com o ministério. Queremos dizer que se permita também no Paraguai [a circulação de carretas bitrem]. Se não existe maneira de autorizar, o pedido é para que se possibilite exclusivamente a passagem desse tipo de veículo na Rota Bioceânica para que se possa cruzar o território paraguaio. Sabemos que isso é muito favorável ao Brasil, mas temos que ver toda a logística também. Vai se transportar onde? A logística? Tem que preparar isso, mas estamos trabalhando com isso. Permitir!”, apontou o governador de Boqueirão, Harold Bergen.

“Totalmente [ aprova a rediscussão do assunto]. Tem que se tratar, dialogar, conversar e a única ferramenta válida para isso é que o governo paraguaio tome uma melhor posição, para que isso avance. Estive há três semanas com o presidente Santiago Peña, falamos sobre o tema. Ele pediu que as aduanas brasileira e paraguaia sejam integradas e que o posto de controle seja feito somente uma vez, justamente para que não existam dificuldades no trajeto de qualquer veículo que tenha que passar pela Bioceânica”, apontou o governador de Alto Paraguai, Arturo Méndez Gonzáles.

O assessor especial de Logística da Semadesc, Lúcio Lageman, destacou que o governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Semadesc e a Federação das Indústrias do estado (Fiems) está criando uma nova comissão para discutir esse assunto.

Assessor de Logística da Semadesc, Lúcio Lageman, fala sobre bitrens no Paraguai

“Já temos um entendimento com a região do Chaco paraguaio e acreditamos que deverá ser permitida a circulação de bitrens, principalmente no trecho da Rota Bioceânica, dentro do Paraguai, então nós devemos conseguir ter esse êxito, acreditamos já no próximo ano. Estamos trabalhando muito forte por isso e existe um entedimento muito grande do governo paraguaio e boa vontade de permitir que esses novos veículos adentrem no Paraguai. Vai ser uma questão de logística importante. Vai inclusive, aumentar o volume de produção nessa região do Paraguai e a entrada dos veículos maiores é fundamental”.

Cláudio Cavol, presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de Mato Grosso do Sul (Setlog-MS), entidade que promove a expedição da Rota de Integração Latino-Americana (RILA), aponta que a instituição trabalha há vários anos pela liberação da circulação dos bitrens no Paraguai.

“Entre 2015 e 2016, o Setlog/MS fez intensas negociações com o governo paraguaio, inclusive, foi aprovada em um único trecho, que eles chamavam de Rota da Exportação, de Ponta Porã a Concepcion, a liberação foi para fomentar o porto de Concepcion, para exportar a soja brasileira. Infelizmente naquela época , os sindicatos dos transportadores do Paraguai não aceitavam isso. Agora mudou esse pensamento dentro do Paraguai, e essa pauta está voltando novamente. O Setlog/MS está acompanhando isso atentamente e nós esperamos que isso seja aprovado pois permitirá que a frota brasileira possa ajudar na exportação via Rota Bioceânica”. Veja vídeo acima.

Fonte:G1ms

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