EducaçãoInteressesNotícias

Bonito recebe projeto voltado para descobrir habilidades e talentos de estudantes

Compartilhar:

Bonito, está recebendo um projeto voltado para educar e conscientizar estudantes, pais e educadores para descobrir habilidades e talentos integrando toda a comunidade escolar, por meio de ações multidisciplinares.

A iniciativa é desenvolvida pela editora Avante em parceira com prefeituras. “O projeto traz para a sala de aula uma ferramenta extraordinária, um teste de inteligências múltiplas e, a partir da identificação das inteligências, é possível ao estudante avaliar as suas potencialidades e fragilidades e, assim, iniciar a construção sólida da base de seus projetos de vida”, explica a professora Fabiana Aparecida Cáceres, mestre em Educação e Formação de Professores e responsável pela implantação do projeto.

Por meio de pesquisas socioambientais nas escolas, com os pilares Inspiração, Protagonismo e Superação, são identificadas habilidades de inteligência de estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Entre os materiais utilizados, estão o Livro Craq, que é o ponto de partida para as atividades do projeto, abrangendo disciplinas como Ciências, Língua Portuguesa, Interpretação de texto, podendo ser ampliadas para Matemática, Física e Educação Física; Ferramenta de identificação das habilidades de inteligência, incentivando o interesse pelo aprendizado e esforço na construção do projeto de vida, além de pesquisas com alunos e professores, pré e pós-projeto, para obter um diagnóstico abrangente da rede, incluindo possíveis casos de violência física e verbal, uso de drogas lícitas e ilícitas, entre outros indicadores.

O objetivo do projeto é que ao conhecer as vivências do personagem Craq, por exemplo, o estudante compreende o poder das escolhas para vencer na vida e se identifica com elas, o que estimula a reflexão crítica e a autopercepção. Ao se conhecer, o estudante tem a oportunidade de encontrar saídas positivas e se posicionar com a confiança necessária para fazer escolhas mais assertivas.

Já ao desenvolver valores, como o esforço e resiliência, o estudante, conforme a proposta do projeto, é motivado ao aprimoramento constante, hoje conhecido como lifelong learning (educação ou aprendizado continuado). Tudo isso considerando o papel decisivo dos educadores, tanto como agentes de transformação como de facilitadores do conhecimento.

Na segunda-feira, houve o treinamento dos professores da rede municipal para aplicação do conteúdo e na terça ocorreram testes de habilidades de inteligência dos alunos, com a presença dos pais. .

 

Fonte:G1MS- Imagem Ilustrativa

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo