Três atletas de Mato Grosso do Sul subiram ao pódio neste domingo (dia 27), durante o Brasileiro de Motocross, que foi disputado em Campo Grande. A quinta etapa da competição também marcou a inauguração da pista, considerada a melhor da América Latina pela CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo).
A prova foi no Motódromo Internacional Marco Antônio Brandão Coelho – Pezão, nas Moreninhas. Natural de Nova Alvorada do Sul, Diego Pich ficou em quinto lugar na MX4. “É uma honra ter ficado no pódio. Tinha o sonho de vencer em um campeonato brasileiro, ainda mais praticamente dentro de casa”, diz.
O competidor lembra que foi preciso enfrentar dores, ele sofreu queda ontem e até suspeitou de fratura na costela, e a pressão psicológica, diante do número de participantes. Diego avalia que a pista vai melhorar a preparação dos atletas e elevar o nível dos pilotos de MS.
Heverton Silveira, 13 anos, ficou em segundo lugar na categoria MX Junior, também garantindo o pódio. “Estou muito alegre, foi a minha melhor colocação na etapa do Brasileiro. Esperava o resultado porque vinha treinando bastante”, afirma o adolescente.
O quinto lugar na prova de 50 cilindradas foi de Fernando Endo, 6 anos, que conquistou o primeiro pódio da vida. A mãe conta que o menino usa o nome e a numeração em homenagem ao pai. Fanny Scibtendo, 38 anos, relata que o filho tem um patrocinador e os demais custos são pagos com o “paitrocínio”.
Inspiração – Moradora nas Moreninhas, Rafaela Ribeiro, 27 anos, diz que no começo até suspeitava de que a pista poderia incomodar, por conta da poeira.
“Mas isso não aconteceu. Foi a primeira vez que tive contato com o esporte e já me apaixonei. A minha filha viu as motos e já estava querendo competir. É uma forma de atrair os jovens para o esporte”.
Leônidas Sakata, 37 anos, conta que pratica esporte com motos e avalia que a pista será mais um incentivo. “Acho que a pista será muito utilizada por outros esportistas”.
Participante de motoclube, Crislaine Boleze, 38 anos, destacou que será mais um lugar para os competidores aperfeiçoarem as técnicas.
Aniversário – A entrega da pista faz parte da programação de aniversário de Campo Grande, que completou 124 anos no sábado (dia 26).
“A maior pista do Estado é um presente para os campo-grandenses. Não é só motocross, mas corrida rústica e outras modalidades. É um novo tempo, não prometendo, mas realizando”, disse a prefeita Adriane Lopes (PP).
A senadora Tereza Cristina(PP) parabenizou Campo Grande, destacou o investimento e lembrou que a pista será bastante utilizada.
Filho de Marco Antônio, que dá nome ao motódromo, Marco Aurélio Coelho, 33 anos, disse que estava feliz e emocionado pelo legado do pai. “Meu pai competiu nos anos 80 e fim dos anos 90. Depois, deu uma reduzida porque os filhos nasceram. Mas sempre vivi em meio ao motocross e à alta velocidade”.
Fonte:CGN